terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Mercado Municipal de Tatuí completa 110 anos

Comerciantes e clientes cultivam histórias com o Mercadão Municipal, que se tornou patrimônio histórico de Tatuí (SP) por preservar a essência de sua construção desde 1914. 

Do g1, com copidesque do DT

Mercadão Municipal de Tatuí completa 110 anos em 2024


19/02/2024 | O prédio centenário do Mercadão Municipal de Tatuí completa 110 anos em 2024. O local, que carrega parte da cultura do município, foi tombado como patrimônio histórico.

O Mercadão possui partes da arquitetura preservada desde a época de sua fundação, no ano de 1914. Estes fragmentos e pelo menos 80% do que está construído devem ser preservados para os próximos anos.

Segundo Antônio Celso Fiuza Júnior, presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (CONDEPHAT), o prédio, além de ser um centro comercial, é um ponto de encontro de pessoas de Tatuí e região, que acumulam diversas histórias.
“A ideia [do tombamento] é preservar não somente o valor arquitetônico, mas também dar o direito à futura geração de ter este privilégio de participar da história do povo de Tatuí”, explica Antônio.

O prédio com 1.800 metros quadrados e conta com pelo menos 30 comerciantes, que adoram exercer a profissão no ambiente e não pensam em sair dali tão cedo.

Mercadão Municipal possui parte da história de Tatuí (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

A comerciante Elizabete Katsuyo inaugurou seu espaço no Mercadão na década de 70 e, segundo ela, depois de todos estes anos, o prédio é sua casa.

“Acho que é minha casa. As pessoas falam ‘largue mão, saia de lá’ , mas eu não consigo sair, parece que botei o pé no chão”, conta Elizabete.

Para ver a matéria original, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário