Por g1 Itapetininga e Região, com edição do DT
Prefeitura de Boituva realiza vistorias em horário flexível para atingir maior número de casas — Foto: Agência Brasil/Divulgação |
31/01/2024 | Boituva, município vizinho de Tatuí, vive um “boom” nos casos de dengue nos primeiros 30 dias de 2024, período em que 75 casos foram confirmados. O número de casos já chega a 48,7% do total registrado em todo o ano de 2023 e a situação preocupa órgãos municipais de saúde.
De acordo com a prefeitura, dos 75 pacientes, 66 (88% do total) contraíram a doença dentro da cidade, chamados de casos autóctones.
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde, antes mesmo de janeiro terminar, a cidade registrou aumento de 1.775%, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Vigilância Epidemiológica informou que iniciou rastreamento dos casos para identificar focos de infestação na cidade. As vistorias são realizadas em horários flexíveis, para atingir um maior número de residências.
Como saber se você está com dengue e se é grave
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Nenhum comentário:
Postar um comentário