17/01/2024 | O prefeito Miguel Lopes recebeu, nesta quarta-feira (17), no Paço Municipal, a secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Marilia Marton, que veio anunciar uma parceria com o Município para a criação de polos do Projeto Guri em Tatuí.
O Guri - programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – abre dois novos polos em Tatuí. Os dois polos, Polo Guri Tatuí e Guri nas Escolas, estarão localizadas na Escola Senna em Ação. A data de hoje - 17/01/2024 - será considerada como de inauguração. Os polos recebem inscrições a partir do dia 02 de fevereiro até 22 de março, diretamente no local. Todas as atividades são gratuitas e, para participar, não é preciso ter conhecimento musical, nem possuir instrumento musical.
Guri nas Escolas
A unidade Guri nas Escolas atenderá crianças de 6 a 10 anos e oferecerá aulas às segundas-feiras no período vespertino, destinadas exclusivamente aos estudantes em contraturno da Escola Senna em Ação. Com um total de 75 vagas, as turmas de Prática Vocal serão distribuídas da seguinte forma:
Prática Vocal (13h30 às 14h30)
Prática Vocal (14h30 às 15h30)
Prática Vocal (15h30 às 16h30)
Polo Guri Tatuí
O Polo Guri Tatuí oferecerá aulas nas segundas e quartas-feiras no período vespertino e atende a toda a população. Com 60 vagas disponíveis, as turmas de Musicalização e Iniciação Musical serão realizadas da seguinte forma:
Musicalização (4 a 5 anos) - 16h30 às 17h30
Iniciação Musical (5 a 6 anos) - 17h30 às 18h30
Iniciação Musical (6 a 7 anos) - 18h30 às 19h30
Para se inscrever, basta comparecer no polo, acompanhado(a) pelo(a) responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta. O Guri atende cerca de 70 mil crianças e adolescentes por ano, em mais 400 unidades de ensino, localizadas em quase 300 cidades do Estado de São Paulo.
Serviço
Guri nas Escolas
Cursos: Prática vocal
Local: Escola Senna em Ação
Endereço: Rua Ernesto Nazaré, 191, Jardim Planalto - Tatuí/SP
Horários: Segundas-feiras, das 13h30 às 16h30
Matrículas: direto no polo
Polo Guri Tatuí
Cursos: iniciação musical (5 a 7 anos) e musicalização (4 a 5 anos)
Local: Escola Senna em Ação
Endereço: Rua Ernesto Nazaré, 191, Jardim Planalto - Tatuí/SP
Horários: Segundas e Quartas-feiras, das 16h30 às 19h30
Matrículas: direto no polo
Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.
Santa Marcelina Cultura
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário