Por g1 Itapetininga e Região, com copidesque do DT
Queda de árvores foram registrados em vários pontos de Sorocaba — Foto: Edson Barboza e Yasmin Back /Arquivo Pessoal |
28/01/2024 | Prefeituras da região trabalham, neste domingo (28), na recuperação dos estragos causados pela chuva de granizo registrada no sábado (27).
Em Capela do Alto, conforme a prefeitura, a chuva de granizo resultou em prejuízos na agricultura. Casas foram destelhadas e algumas escolas também tiveram danos causados pelo temporal. Alguns bairros tiveram a energia elétrica interrompida.
A prefeitura, em colaboração com a Defesa Civil, Guarda Municipal, voluntários e Secretaria de Serviços Públicos, organizou um plano de ação para desobstruir vias e restabelecer os acessos. "Até o momento, os prejuízos estão sendo contabilizados para que a cidade possa se recuperar", diz nota do Executivo.
Equipes da Defesa Civil de Capela (SP) trabalharam durante a madrugada para recuperar pontos afetados pela chuva de granizo do sábado (27) — Foto: Prefeitura de Capela do Alto/Divulgação |
"Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que Capela do Alto seja reestabelecida o mais rápido possível e contamos com a compreensão e colaboração de todos os cidadãos neste momento difícil." O prefeito da cidade, Péricles Gonçalves, gravou um vídeo a respeito dos estragos.
Em Tatuí, equipes da Defesa Civil ainda trabalhavam na manhã deste domingo (28), principalmente na remoção de árvores que caíram em vários pontos da cidade. Os estragos ocorreram, principalmente, nos bairros da região sul, como Jardim Gramado, Novo Horizonte e Tanquinho, que enfrentaram a queda de granizo.
Vias foram obstruídas e houve queda de muros com as chuvas de sábado (27) em Capela do Alto (SP) — Foto: Prefeitura de Capela do Alto/Divulgação |
Pelo menos 93 casas apresentaram danos em telhados, conforme o poder público. A Prefeitura de Tatuí acionou as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, que realizam vistorias nos locais afetados, avaliando os imóveis e oferecendo suporte integral às famílias atingidas.
A Defesa Civil de Tatuí ainda trabalhava para amenizar estragos da chuva de sábado (27) — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação |
"Diante da iminência de mais chuvas, uma escola nas proximidades está em prontidão, preparada para realocar as famílias com segurança, assegurando a proteção e o bem-estar dos moradores", diz a prefeitura.
Tatuí (SP) também registrou chuva de granizo neste sábado (27) — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação |
Sorocaba
Queda de árvore no bairro Júlio de Mesquita no sábado (27), em Sorocaba (SP) — Foto: Edson Baboza/Arquivo Pessoal |
Sorocaba registrou granizo e rajadas de vento que chegaram a 56 km/h. No total, foram 39 milímetros de chuva e o acumulado neste mês de janeiro subiu para 466 mm, acima da média histórica de 368,53 mm para o período, levando em consideração os últimos 10 anos.
A Defesa Civil da cidade informou que, devido a esse temporal, houve ocorrências de queda de mais de 30 árvores em vários bairros da cidade.
Algumas árvores que caíram atingiram carros na rua Maria Germani, na rua José Crespo Filho, no bairro Júlio de Mesquita Filho, e na rua Severo Ferruci, no Jardim São Paulo. Outra árvore atingiu uma casa na rua Garcia Redondo, na Vila Jardini.
A cobertura do estacionamento de um prédio localizado na zona oeste foi parcialmente danificada com a força da chuva. Não houve vítimas.
Segundo a prefeitura, os trabalhos continuam neste domingo (28), de forma permanente, nos locais das ocorrências de queda de árvores.
Ainda em Sorocaba, houve registro de queda do muro do Condomínio Villa dos Inglezes. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local, na noite de sábado, e não houve vítima. Um engenheiro da Defesa Civil constatou que não havia mais nenhum risco no local e notificou o responsável pelo residencial.
Votorantim
Votorantim (SP) também registrou diversos problemas com a chuva de sábado (27) — Foto: Prefeitura de Votorantim/Divulgação |
A Defesa Civil de Votorantim informou que a forte chuva também provocou diversas ocorrências na cidade. Porém, sem vítimas, danos de maior gravidade ou pessoas desabrigadas.
Mais de 20 quedas de árvores foram registradas no bairro dos Morros, Vila Nova, Karafa, Vale do Sol e Rio Acima. As ocorrências foram registradas em vias públicas, próprios municipais e áreas privadas.
Houve registro de pontos de alagamentos no Promorar e no Rio Acima. Alguns bairros também ficaram sem energia elétrica por conta da queda de três postes.
As secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em conjunto com a GCM, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, seguem dando suporte para resolver os problemas.
Diversas quedas de árvores foram registadas em Votorantim (SP) depois da chuva de sábado (27) — Foto: Prefeitura de Votorantim/Divulgação |
Para ver a matéria original, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário