terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Cerimônia em 8 de janeiro reafirma crença na democracia, diz Celso de Mello

REPÚDIO AO GOLPISMO

Luana Lisboa no Consultor Jurídico

08/01/2024 | A cerimônia de lembrança dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, realizada nesta segunda-feira (8/1) no Supremo Tribunal Federal e no Congresso Nacional, reafirma a crença dos três poderes na democracia e repudia a “criminosa invasão” às sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. É o que afirma o ministro aposentado do STF Celso de Mello.

Carlos Moura/STF

Celso de Mello repudia os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023

Na solenidade, diz Celso, o Supremo celebrou “a superioridade ético-política do regime democrático e o primado essencial dos valores republicanos e da ideia fundamental de liberdade”.

Leia a manifestação de Celso de Mello:


A solenidade de hoje no Supremo Tribunal Federal e no Congresso Nacional revestiu-se de inquestionável importância , pois significou a reafirmação, por parte dos Três Poderes do Estado, de sua firme crença e de sua fé inabalável nas virtudes da democracia constitucional, ao mesmo tempo em que se reiterou, com justa razão, o repúdio enérgico à criminosa invasão perpetrada, com truculência, por uma escumalha de golpistas imbuídos da vontade subversiva de destruir as Instituições da República!!!

A solenidade no STF e no Congresso Nacional, mais do que a rememoração necessária de um evento vergonhoso marcado pelo ódio, pela violência política e pelo intuito golpista (que deverá sempre ser repudiado, para jamais ser esquecido), representou um momento de significativa importância na vida institucional de nosso País, por traduzir um gesto fundamental de reverência, de respeito e de fidelidade ao princípio superior da democracia constitucional!

A Corte Suprema do Brasil, guardiã da integridade e da intangibilidade da Constituição da República, celebrou, na sessão solene de 08 de janeiro de 2024, a superioridade ético-política do regime democrático e o primado essencial dos valores republicanos e da ideia fundamental de liberdade!

(CELSO DE MELLO, ministro aposentado e ex-presidente do STF)

Luana Lisboa é repórter da revista eletrônica Consultor Jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário