sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Tatuí ocupa pela primeira vez a presidência do Parlamento Regional Metropolitano

Marquinho assume o comando de 34 municípios, representando 2,2 milhões de pessoas

Divulgação


20/10/2023 | Tatuí ocupa pela primeira vez a presidência do Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí - PRMSIT. A cadeira passou a ser ocupada desde a quarta-feira, 18, pelo vereador Antonio Marcos de Abreu, eleito por unanimidade em votação na Câmara Municipal de Piedade. 

A solenidade contou com a presença de representantes da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). O novo presidente eleito planeja despachar com autoridades do Estado e da União a partir de mobilização da entidade representativa dos municípios federativos.

Marquinho antecipa metas

O vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB) assumiu na quarta-feira (18), um dos cargos mais importantes do interior do Estado. Ele tomou posse da presidência do PRMSIT (Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí) em solenidade realizada na Câmara Municipal de Piedade. O evento contou com presença da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo).

O agrupamento é um dos mais populosos dentre as nove regiões metropolitanas instituídas no estado e o segundo maior em número de habitantes. Corresponde a um total 2.242.399 pessoas, vivendo em 34 municípios que passam a ser representados pelo tatuiano. “É uma honra e uma responsabilidade que assumo com muito entusiasmo”, inicia. 

Marquinho sucede a Thiago "Adautinho" Gonçales (PL), vereador de Itu e responsável pela iniciativa de reunir quase 400 parlamentares em um movimento de integração regional. “Ele abriu e pavimentou o nosso caminho”, declara o novo presidente. 

Em discurso de posse, o vereador destacou ações que resultaram no fortalecimento dos municípios envolvidos visando a um melhor desenvolvimento. Dentre elas, uma das principais bandeiras do Parlamento e dele próprio: a ampliação do tratamento de hemodiálise, por meio de credenciamento e abertura de novas vagas a pacientes de toda região. Em março do ano passado, Marquinho e Adautinho estiveram em audiência com o então secretário de Saúde do Estado, Jeancarlo Gorinchteyn, para tratar da questão, depois de submeterem o assunto à apreciação do órgão em encontros em Sorocaba e em Tatuí. A pauta está sendo trabalhada na Região Metropolitana desde a formação do grupo deliberativo. A reunião em São Paulo foi agendada pela Uvesp que incentivou a criação do parlamento e se comprometeu, diante da nova diretoria, a garantir mais representatividade aos vereadores. 

Na posse, o presidente do Conselho Deliberativo da Uvesp, Sebastião Misiara, e a presidente executiva da mesma instituição, Silvia Melo, destacaram o papel dos parlamentares e se prontificaram a estabelecer pontes entre a presidência – e as cidades representadas – junto ao Estado e à União, inclusive com o estabelecimento de agenda para que Marquinho possa despachar direto com autoridades estaduais e federais. “Nós estamos aqui para dar posse a essa diretoria e para parabenizar o trabalho que vocês desenvolveram e mantiveram, inclusive, para dar continuidade. Isso é unir forças, para que o Legislativo possa trabalhar por uma região. Quando um pede é importante, mas quando um grupo briga, tem muito mais força. A Uvesp fez questão de estar aqui, realmente, para que possamos trabalhar fortes e unidos pelo municipalismo”, disse Silvia. A presidente destacou, ainda, que embora tenha mudado a diretoria, o PRMSIT não mudou a direção das ações. “Bom seria se todo mundo visasse a continuidade, como vocês”, disse. 

Para o biênio 2023-2025, além de Marquinho, o parlamento tem na diretoria os vereadores: Alfredo Melaré Neto, de Tietê, como 1º vice-presidente; Júlio César Buscariol, de São Miguel Arcanjo, como 2º vice-presidente; Thiago Gonçales, de Itu, 3º vice-presidente; o presidente da Câmara Municipal de Piedade e anfitrião do evento, Wandi Augusto Rodrigues, como 4º vice-presidente; o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Gervino Cláudio Soares, como secretário-geral; e os vereadores Nadivan Ferreira Maia, de Araçariguama, 1º secretário, e Marina Nalesso Mariano, de Itapetininga, 2ª secretária. O evento de posse contou, ainda, com a presença de parlamentares das cidades que compõem o parlamento. Também acompanharam a cerimônia autoridades de Piedade e representantes dos vereadores, além de assessores parlamentares e demais equipes. 

Além de Marquinho, Tatuí esteve representada pelos vereadores Levi Pinto Soares (PSL) e Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB). No evento, Levi mencionou a responsabilidade dos parlamentares. “Nós estamos aqui para trocar conhecimentos, agregar valores e conseguir melhorias para os 34 municípios. É um trabalho muito importante, porque temos a obrigação de levar a palavra dos cidadãos até as autoridades”, afirmou ele, que integra pela primeira vez o Parlamento Regional Metropolitano. Já Paulinho – que integrou comissão de trabalhos do órgão – disse participar novamente do federalismo é motivo de honra e responsabilidade. “Estamos dando, hoje, continuidade ao trabalho que começamos. A expectativa para esta nova gestão é muito grande. Creio que vai ser bênção para nossas vidas, para as cidades e a região, até porque o Marquinho é um presidente muito atuante. E tenho certeza que vai conduzir com excelência esse trabalho. Estamos juntos nessa missão de fortalecer Tatuí e a região”, declarou. Em discurso, Marquinho ressaltou que dará continuidade ao projeto de hemodiálise e a outras propostas, ao lado de toda diretoria. O tatuiano destacou que o principal propósito do PRMSIT é unir forças para enfrentar os desafios comuns, que afetam os municípios irmanados, colaborando para a formulação de políticas públicas, compartilhando boas práticas e fomentando o diálogo entre as autoridades locais, estaduais e nacionais. O parlamento atua em diversas áreas, incluindo desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio ambiente, educação, segurança pública, mobilidade urbana e saúde. 

Outra meta do presidente tatuiano é o aumento da representatividade do parlamento. Para isso, Marquinho antecipou que irá “construir novas pontes”, mirando no trabalho da gestão anterior. “Pretendo estar mais próximo das pessoas de todas as cidades, não só das autoridades, mas dos cidadãos. Ao longo do mandato, vou dialogar e ouvir as demandas”, promete. 

Constituído em 12 de agosto de 2021, o Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí é dividido nessas três sub-regiões. A sub-região de Tatuí agrupo as cidades de Cesário Lange, Pereiras, Porangaba, Quadra, Torre de Pedra e a própria cidade-sedeA de Sorocaba contempla um total de 22 cidades: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Tapiraí, Tietê e Votorantim, além da cidade-sede. Já a  sub-região de Itapetininga é composta pelos municípios de Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Guareí, São Miguel Arcanjo e a cidade-sede.  

A iniciativa tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais e equilibrar o desenvolvimento no território paulista. Trata-se de uma estratégia do Estado de ampliar sua capacidade instalada, disponibilizando instrumentos de governança interfederativa para que cada porção do território paulista possa se planejar, conforme as peculiaridades socioeconômicas e ambientais. O órgão é um interlocutor entre as câmaras e os conselhos de desenvolvimento. 

Sobre o novo presidente, Antonio Marcos de Abreu nasceu em Tatuí, em 13 de junho de 1969. Colou grau em 1994 como farmacêutico, pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com aperfeiçoamento em gestão de saúde pública. É pós-graduado em Gestão Hospitalar, Gestão Pública e Gerência de Cidades. Iniciou a trajetória profissional nas cidades de Tatuí e Guareí, tendo participado do Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de Itapetininga (CONDERGI – de 1994 a 1996). Em 1996, ingressou na Prefeitura de Tatuí como farmacêutico, onde, junto ao governo do estado, implantou na cidade os programas Dose Certa, Saúde Mental, Alto Custo, Tuberculose/Hanseníase e DST/Aids. Também em Tatuí, laborou como farmacêutico responsável na tradicional Farmácia Santa Therezinha, do Largo do Mercado, entre os anos de 1996 e 2007. Na cidade de Quadra, implantou em 1998 a Assistência Farmacêutica e o programa Dose Certa, junto ao governo de São Paulo. Integrou o Conselho Municipal de Saúde de Tatuí nos anos de 1998, 1999, 2000, 2002, 2004 e 2007. Nesse último ano, atuou como farmacêutico responsável na distribuidora de medicamentos Americanfarma Ltda., até 2015. Em 2008, tornou-se interventor da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, reabrindo a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e promovendo a recuperação financeira e administrativa da instituição filantrópica. No ano de 2012, elegeu-se o vereador mais votado do município, ocupando a posição de primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara (2015-2016). Reelegeu-se em 2016, ocupando os cargos de vice-presidente e Presidente da Mesa Diretora, respectivamente nos biênios 2017/2018 e 2019/2020. Em 2020, reelegeu-se para o terceiro mandado. E, em 2021, foi reconduzido à Presidência do Legislativo, exercendo o cargo até 2022. Neste ano, retornou à Mesa para o cargo de Vice-Presidente.

(Cristiano Rodrigues da Mota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário