divulgação |
22/09/2023 | No período de 18 de agosto a 20 de setembro, o município de Tatuí não teve nenhum caso notificado de Dengue, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (21/9) pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí, durante a 9ª Sala de Situação da Dengue, que aconteceu no Paço Municipal. O Setor de Combate à Dengue credita esse fato ao período de seca e inverno e às ações preventivas de forma contínua realizadas pela Administração Pública.
Com isso, neste ano de 2023, o município soma 29 casos da doença, sendo 16 autóctones (contraídos em Tatuí) e 13 importados (adquiridos em outras cidades).
Nos últimos 34 dias, 22.512 visitas à imóveis foram realizadas pela equipe do Setor de Combate à Dengue, que também fez 1.036 controles de criadouros; 589 nebulizações portáteis; resolveu 110 ações que envolvem atendimentos às reclamações e denúncias da população e notificações dos agentes de combate à Dengue; participou de uma reunião com os gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino para apresentar o trabalho e organizar atividades com alunos; formou seus Agentes de Controle de Endemias no Programa “Saúde com Agente”, do Ministério da Saúde; e promoveu a apresentação do Teatro Pedagógico da Dengue em três Unidades Escolares: EMEF “Teresinha Vieira de Camargo Barros”, EMEI “Prof. Vicente de Camargo Barros” e EMEF “Prof. José Tomás Borges”.
O Setor de Combate à Denguereforça o pedido de colaboração da população, especialmente com relação a limpeza e a manutenção de seu quintal, de terrenos sujos e abandonados da cidade, de casas recém-construídas sem moradores e com piscinas. Salienta, ainda, que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.
De acordo com os especialistas em Saúde, é indispensável o uso diário de repelentes. E, se porventura, o cidadão apresentar sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), é de extrema importância que procure uma Unidade de Saúde, para que receba o diagnóstico e o tratamento adequados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário