sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Plano inédito do Ciesp aponta vocações, ‘dores’ e soluções para a indústria na região

Custo da Energia Elétrica, furtos de cabos e falta de mão-de-obra qualificada aparecem como os principais problemas a serem combatidos para o incentivo à indústria

Divulgação / CIESP

03/08/2023 | Apostar na indústria de manutenção e reparação de aeronaves, na alimentação e na produção têxtil, incentivar a utilização da Ferramenta Inteligência de Mercado e mobilizar empresas para aderirem ao Programa Jornada de Transformação Digital. Essas são algumas das ações sugeridas para a região de Sorocaba pelo Plano de Desenvolvimento Regional que foi elaborado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e apresentado no dia 26 de julho, para 150 empresários e lideranças da região.

A apresentação do plano aconteceu durante a Reunião Plenária do Ciesp Sorocaba que celebrou os 73 anos da Diretoria Regional da entidade. O plano se baseou em pesquisas feitas com empresários que apontaram as principais “dores” da indústria local, considerando cenários como os da mão-de-obra, infraestrutura, logística, energia, telecomunicações, saneamento básico, recursos hídricos, coleta de lixo, sistema financeiro, segurança pública e fornecedores. O evento também contou com uma Feira de Serviços da Prefeitura de Sorocaba, voltada ao segmento, para atender as empresas na sede do Ciesp.

A Regional Sorocaba do Ciesp faz parte de um projeto-piloto da entidade que visa realizar estudos regionalizados para identificar as novas vocações econômicas, oportunidades e obstáculos apontados pelas empresas. O projeto será usado como modelo para outras regionais do estado de São Paulo.

Segundo o economista Renato Corona, responsável pelo estudo no Ciesp, 54% das empresas indicaram ausência e ou oferta insuficiente de fornecedores locais, por exemplo. A ausência de mão de obra qualificada também apareceu na pesquisa feita como um gargalo, embora, muitas empresas reconheçam pouco ou nenhum relacionamento com instituições de ensino como Senai, Fatec, universidades ou centros de pesquisa.

Dentre as principais dificuldades elencadas pelas empresas, o custo da energia elétrica apareceu em primeiro lugar, seguido de furtos de cabos de energia e de telecomunicações e ausência de mão de obra qualificada.

O diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, lembrou que a região de Sorocaba foi a que mais cresceu, segundo os últimos dados do IBGE e que hoje 48 municípios compõe a regional do Ciesp. “Sorocaba é um piloto do que o Ciesp pretende levar para todas as regiões do estado”, disse Erly. 

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, lembra que o banco de dados apresentado pela entidade traz informações atualizadas sobre a região de Sorocaba. “Este estudo mostra como as empresas que já estão em Sorocaba podem se desenvolver ainda mais e como nós podemos atrair investimentos e algumas cadeia de valor para Sorocaba e região”, disse Cervone. O estudo completo está na sede do Ciesp em Sorocaba.

(Com informações da Assessoria de imprensa do CIESP Sorocaba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário