Por g1 Itapetininga e Região, com copidesque do DT
Estudo acontece em outras cidades do Brasil — Foto: Freepik/Reprodução |
09/08/2023 | Pesquisadores estão recrutando moradores de Tatuí para participar da avaliação de um medicamento utilizado para tratar pacientes com Covid-19.
Denominado “Scorpio-HR”, o estudo vai analisar a eficácia e segurança de uma droga experimental para tratar infecção do coronavírus e os efeitos prolongados da chamada “covid longa”, além de identificar e validar informações sobre dosagem e efeitos adversos.
Covid longa: os sintomas do efeito prolongado do coronavírus
Os testes são realizados simultaneamente em 20 países, com o objetivo de recrutar até dois mil participantes. No Brasil, além de Tatuí, ainda há outros 17 centros médicos envolvidos no estudo.
Como funciona o estudo?
Milhares de pessoas participam do estudo, feito de forma randomizada: um grupo recebe, de fato, o medicamento - chamados de “grupo de intervenção” -, e outro, recebe placebo - “grupo de controle”.
No primeiro dia de tratamento no estudo, os pacientes voluntários receberão o medicamento experimental - ou o placebo - na forma de três comprimidos, seguido por um comprimido por dia, durante quatro dias.
Segundo os pesquisadores, a duração total do estudo é de cerca de 24 semanas, quando esses voluntários serão acompanhados, com pelo menos 8 consultas presenciais ou virtuais.
De acordo com a empresa responsável, todos os voluntários têm acesso às informações necessárias sobre o estudo no Termo de Livre Consentimento (TLC), obrigatório por lei.
Estudo divide pacientes em grupos que recebem a droga ou placebo — Foto: Wirestock/Freepik/Reprodução |
Como se voluntariar?
Podem se voluntariar para o estudo pessoas com mais de 18 anos, que contraíram Covid-19 nos últimos três dias e ainda apresentam sintomas da doença.
O cadastro pode ser feito no Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) de Tatuí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O IMC está localizado na Rua Aureliano de Camargo, nº 905, ao lado da Escola Barão de Suruí.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 33451-1300, (15) 99832-1834 ou (15) 97404-9650.
Nenhum comentário:
Postar um comentário