Por Beatriz Pereira*, no g1 Itapetininga e Região
Lucas Pestana, nutricionista de Tatuí foi diagnosticado com glioblastoma — Foto: Arquivo pessoal |
21/01/2023 | A história do nutricionista Lucas Pestana, de 28 anos, é a prova de que as diferenças não são um entrave. Após descobrir estar estar com um raro tumor no cérebro, a vida do rapaz foi salva com a ajuda de familiares e amigos de Tatuí.
Lucas foi diagnosticado com glioblastoma, um tumor maligno que atinge os hemisférios cerebrais, também se espalhando para diferentes áreas por meio de vasos, fascículos cerebrais e disseminação subpial, conforme explica uma clinica particular especializada em oncologia.
De acordo com a família de Lucas, o rapaz fez a primeira cirurgia no Hospital Regional de Sorocaba “Adib Domingos Jatene", mas apenas uma parte do tumor foi removida. Foi neste momento em que Lucas recebeu a notícia de que teria apenas seis meses de vida.
Família de Lucas Pestana, de Tatuí, fez 'vaquinha' on-line para custear cirurgia de glioblastoma — Foto: Arquivo pessoal |
Sem perder a esperança, a família do rapaz se uniu a amigos e montou um grupo de oração com mais de 100 pessoas, com diferentes religiões, mas unidos por uma só causa: a cura de Lucas.
A família encontrou um hospital particular para concluir a cirurgia de Lucas, mas os custos do procedimento eram muito altos. O valor do tratamento foi estimado em R$ 120 mil.
De acordo com a tia do rapaz, Mariana Pestana, a família decidiu criar “vaquinha” virtual para arrecadar o valor da cirurgia. A ação viralizou nas redes sociais e comoveu moradores do município.
“Foi feito um bingo, tudo por pessoas aqui de Tatuí, o comércio doou brindes, tinham 200 pessoas no bingo e foi arrecadado R$ 11 mil, fizeram bazar, pão caseiro para vender [..] teve show pra ele em um barzinho, nada promovido pela família, foi tudo a cidade” comenta, Mariana, agradecida.
Fiéis de diversas religiões se juntaram para orar ao morador de Tatuí — Foto: Arquivo pessoal |
Durante o período de arrecadação, um morador de Itapetininga (SP), que também tratou um tumor semelhante, encontrou a história de Lucas e decidiu visitá-lo para recomendar um médico, que ajudou-o a se curar.
No dia 11 de janeiro de 2023, Lucas passou por uma cirurgia, realizada pelo neurocirurgião Feres Chaddad, e o tumor foi removido por completo. “A recuperação dele está sendo fora do normal […] ele já está em casa, o pessoal vai na casa dele cantar, fazer oração, parou a cidade. É uma história de muita fé e muita união“, comenta Mariana.
Sua tia, ainda, conta que depois de 30 dias de cirurgia, Lucas iniciará o tratamento com radioterapia.
“Tem muita gente ajudando ainda e iremos precisar bastante, agora tem o tratamento e a gente não tem noção [do valor], vai tudo dos exames, mas se Deus quiser até o meio do ano tudo vai estar resolvido.” finaliza.
O paciente Lucas Pestana e a tia, Mariana — Foto: Arquivo pessoal |
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário