Por Rafaela Zem, g1 Itapetininga e Região, com edição do DT
De Tatuí, Maurício Loureiro Gama foi o primeiro apresentador de telejornal do Brasil — Foto: Acervo do Museu Paulo Setúbal/ Reprodução |
21/11/2022 | Há pouco mais de 72 anos, o Brasil acompanhava pela primeira vez a transmissão de um telejornal, um dia após a inauguração da televisão no Brasil. Exibido pela extinta TV Tupi, e conhecido como uma nova modalidade de rádio, o programa intitulado "Imagens do Dia" apresentava imagens brutas, narradas por Maurício Loureiro Gama.
Natural de Tatuí, o estreante e, depois, pioneiro já possuía uma longa experiência no jornalismo impresso com a produção de crônicas políticas. Ao todo, foram mais de dez mil criações.
Maurício Loureiro Gama foi um dos pioneiros do telejornalismo brasileiro — Foto: Museu Paulo Setúbal/ Reprodução |
Na cidade onde nasceu e morou até os 12 anos, Maurício é homenageado com um espaço no Museu Histórico Paulo Setúbal. Além das dezenas de fotos, o local conta com uma escultura, que reproduz o busto do jornalista.
Entre os arquivos, há registro de Maurício nas redações do jornal Correio de São Paulo, O Tempo, A Hora, A Gazeta, Correio Paulistano, Diário da Noite e até o mesmo o roteiro do primeiro telejornal, na TV Tupi.
Folhetim do primeiro telejornal brasileiro é exposto no Museu Paulo Setúbal em Tatuí — Foto: Acervo Museu Paulo Setúbal em Tatuí/ Reprodução |
Diante da contribuição para o jornalismo e televisão brasileira, o tatuiano foi premiado com sete troféus “Tupiniquim” e cinco prêmios “Roquette Pinto”.
Maurício Gama faleceu aos 92 anos, no dia 2 de agosto de 2004, devido a complicações respiratórias.
Acervo de Maurício Loureiro Gama é exposto em Tatuí — Foto: Museu Paulo Setúbal/ Reprodução |
Dia Mundial da Televisão
Com o intuito de promover programas sociais e celebrar a existência deste meio de comunicação tão importante, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o Dia Mundial da Televisão, que é comemorado segunda-feira (21). A data escolhida é a mesma de quando foi elaborado o primeiro Fórum Mundial de Televisão, em 1996.
Capaz de transmitir imagens através da captação de ondas elétricas, o aparelho foi inventado pelo escocês John Logie Baird, em 1926.
Garoto vestido como índio, o símbolo da TV Tupi, e Lia de Aguiar e Dionisio Azevedo, em cena de 'Sua vida me pertence', primeira telenovela brasileira (1951) — Foto: Divulgação/Site do artista |
No entanto, no Brasil, a televisão chegou em 1950. "Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil!".
Assim, uma logomarca com um pequeno índio, anunciava a primeira transmissão brasileira, em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário