Evento acontece desta quarta-feira (12) até sábado (15)
Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – Cimuci (PMT-DI / Divulgação) |
10/10/2022 | Desta quarta-feira (12) até sábado (15), o Conservatório de Tatuí sediará o “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – Cimuci”, idealizado pelo projeto “Um Novo Olhar”, fruto da parceria entre a Fundação Nacional de Arte (Funarte) e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em colaboração com a Associação Brasileira de Regentes Corais (Abraco), a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório, e com apoio do Lar Donato Flores, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Associação de Música Coral do Espírito Santo (Corales).
O Congresso tem o intuito de incentivar a reflexão sobre o canto coral entre os jovens, divulgar trabalhos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas e ampliar o intercâmbio entre as instituições que desenvolvem projetos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional.
A terceira edição do evento terá conferências, mesas redondas, oficinas com o coral do projeto “Espaço Feliz”, do Lar Donato Flores, workshops e mostras de coral, com a presença de grandes nomes da música coral nacional e internacional. Haverá, também, uma rica troca de experiências e saberes, por meio de apresentações de trabalhos científicos – concluídos ou em andamento – e de relatos de experiências de professores, regentes, preparadores vocais, compositores e arranjadores para coros infantojuvenis.
A comissão organizadora do Cimuci é composta pelos professores Ana Lúcia Gaborim (Campo Grande/MS), Luís Gustavo Laureano (Votorantim/SP), Maria José Chevitarese (Rio de Janeiro/RJ) e Paulo Paraguassu (Vitória/ES).
As atividades do Congresso acontecerão durante todo o dia. Os interessados em participar devem se inscrever nos links www.umnovoolhar.art.br ou https://www.e-inscricao.com/cimuci/2022. Além disso, todo o evento será transmitido, ao vivo, no canal “Arte de Toda Gente”, no Youtube.
Programação – O evento terá início no feriado de 12/10 (quarta-feira), das 8h às 9h, com a recepção aos congressistas, no foyer do Teatro Procópio Ferreira; a abertura oficial do Congresso será às 9h, também no Teatro, com a participação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí.
Em seguida, às 10h, no Teatro, acontecerá uma homenagem a Dulce Primo, do Paraná; e às 11h, no mesmo local, a Conferência Internacional de Abertura, intitulada “O canto coral como espaço para o desenvolvimento pessoal dos cantores”, com o equatoriano José Criollo.
Já das 14h às 16h, será realizada a mesa-redonda “Desafios e caminhos no trabalho do coro infantojuvenil”, com Dulce Primo (PR), Fanny de Souza Lima (SP), Silmara Drezza (SP) e José Alberto Corulli (SP); e às 19h, a Mostra Coral, com a participação do Grupo Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, do Coro do Colégio La Salle, de Botucatu, e do Grupo Jovem do Projeto “Canarinhos da Terra”, da Unicamp; as duas atividades serão no Teatro.
Um pouco antes, às 16h30, entretanto no Salão Villa-Lobos, acontecerá a Oficina de Leitura de Repertório, com Eduardo Lakchevitz, do Rio de Janeiro.
No segundo dia do Cimuci (13/10), o Salão Villa-Lobos será o primeiro local de atividades, com a apresentação de trabalhos científicos, às 9h; seguido do workshop “O Regente-Cantor”, com Ângelo Fernandes (SP), às 11h; da oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono, às 14h; e da Oficina de Leitura de Repertório, com Ângelo Fernandes (SP), às 17h. O encerramento será no Teatro, às 19h, com mais uma “Mostra Coral”.
Na sexta-feira (14/10), as atividades durante o dia novamente serão no Salão Villa-Lobos: às 9h, apresentação de trabalhos científicos; às 11h, workshop “Preparo vocal para coros infantojuvenis”, com Ângelo Fernandes (SP); às 14h, oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono; e às 16h30, Oficina de Leitura de Repertório, com Ana Paula Miqueletti (PR). Novamente, às 19h, acontecerá a Mostra Coral, mas, neste dia, o evento será na Igreja Presbiteriana Central de Tatuí.
O último dia do “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – Cimuci”, no sábado (15/10), terá início às 8h, com a Oficina de Regência Coral, com Cláudio Esteves (RS), em local ainda a definir.
Assim como nos outros dias, o Salão Villa-Lobos receberá grande parte das atividades, iniciando às 9h, com a mesa-redonda “Coros Infantojuvenis em Projetos”, com a participação de Giuliana Frozoni (SP), Luiz Pedro Simoni (SP) e Sarah Higino (RJ); às 11h, acontecerá mais uma vez o workshop “Preparo vocal para coros infantojuvenis”, com Ângelo Fernandes (SP); às 14h será a vez da oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono; e às 16h30, a Conferência Internacional de Encerramento “A formação do regente de coros infantojuvenis”, com a costarriquenha Beverlyn Mora.
Por fim, o evento terá seu findar com o Concerto de Encerramento do “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – Cimuci”, com o Coro do Congresso, possivelmente na Igreja Presbiteriana Central de Tatuí (a confirmar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário