Show de caninha verde, uma variante do cururu, começa às 16h, no Museu Histórico de Tatuí.
"Caninha Verde - Uma variante do Cururu", de Rubens Vieira de Paula |
03/11/2021 | Como parte das atividades do 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, o Museu Histórico Paulo Setúbal receberá, neste sábado (04/12), às 16h, a apresentação de “Caninha Verde – Uma variante do Cururu”, de Rubens Vieira de Paula.
Essa manifestação cultural, que é uma variação do Cururu, surgiu da junção do “Cururu de improviso” com o ritmo das chamadas “Caninha Verde”. Bem como o Cururu tradicional, a modalidade teve início na região do “Médio Tietê” e se espalhou para diversas regiões do Brasil, sendo uma manifestação tradicional muito animada e divertida, que exige raciocínio e habilidade dos participantes.
O Projeto visa despertar nas novas gerações o respeito, a curiosidade, a criatividade e o interesse pelo gênero musical, promovendo o contato e a revalorização desta modalidade do Cururu, manifestação da cultura raiz tão importante para a identidade do povo que aqui vive. Cabe ressaltar que, o Cururu, como linguagem cultural, faz parte da memória de grande parte da população de nosso município, em que muitos cresceram ouvindo e participando em festas tradicionais.
“Caninha Verde – Uma variante do Cururu” é coordenada por Rubinho Véio e terá a participação de Zacarias Camargo, Josué Pereira (viola), Buenão (Gabriel Bueno), Esmeraldino do Congonhal, Benedito Leite (Dito Leiteiro) e José Pinto de Moraes (Zé Pinto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário