EMEI Maria Tereza Vieira de Campos Badin ganha novo endereço no prédio antes ocupado pelo CRAS do bairro.
Inauguração contou com as presenças de autoridades e familiares da patrona da unidade escolar. |
12/09/2021 | A Secretaria de Educação de Tatuí inaugurou, na manhã de sexta-feira (10/09), a EMEI “Maria Tereza Vieira de Campos Badin”, no Jardim Santa Rita de Cássia. A nova escola está construída em uma área de 657,17m² e atenderá 50 crianças de 0 a 3 anos de idade, divididas em turmas de Berçário I e II e de Maternal I e II. A cerimônia contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e da secretária de Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, demais secretários e vereadores.
Durante o evento, a supervisora de Educação Infantil, Cláudia Domingues, leu o currículo da patrona do estabelecimento, Maria Tereza Vieira de Campos Badin. Em seguida, as filhas da homenageada, Márcia e Denise, receberam um mimo do prefeito Miguel.
O prédio que abriga a nova escola, que anteriormente era sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, conta com cinco salas amplas, sendo: Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II e Sala de Brinquedos; refeitório e um amplo espaço com parque e área verde, para diversas atividades ao ar livre.
Criada por meio da Lei Municipal 4.460/2010, de autoria do então vereador José Tarcísio Ribeiro, a EMEI “Maria Tereza Vieira de Campos Badin” está situada na Rua Osmil Martins, nº 305, no Jardim Santa Rita de Cássia.
Patrona da unidade escolar – Maria Tereza Vieira de Campos Badin nasceu em 23 de outubro de 1931, em Tatuí. Filha do agricultor Antônio Vieira de Campos e de Eugênia Vieira Rodrigues, sendo a caçula de seis filhos. Iniciou seus estudos na escola “Eugênio Santos”, depois cursou o Ginásio e o Magistério na escola “Barão de Suruí”, se formando em 17 de dezembro de 1949.
Começou sua vida profissional como professora substituta em 1950, em Presidente Venceslau,, em seguida em Piedade. Em 20 de abril de 1951, foi nomeada em caráter efetivo como professora primária da Escola Mista da Fazenda Florisbela, em Martinópolis. Em julho de 1951, foi removida para a Escola Mista do Bairro de Água Branca.
Casou-se em 1954 com o agricultor Domingos Badin, com o qual teve três filhos: José Antônio, Márcia Helena e Denise Maria.
No ano de 1955 foi removida por permuta para o Curso Primário anexo ao Instituto de Educação “Barão de Suruí” de Tatuí. Concluiu Licenciatura em Ciências Sociais no ano de 1972 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, e o de Pedagogia em 1973 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí. No período de 1979 a 1986, ministrou aulas na Organização de Ensino Tatuiense S/C. Encerrou sua carreira profissional em 1985, após 33 anos de trabalho contínuo, no Curso Primário anexo ao Instituto de Educação “Barão de Suruí” de Tatuí.
Em 1988 ficou viúva e continuou dando aulas de reforço em sua casa até 1990. Maria Tereza faleceu no dia 16 de junho de 2010.
COMPARTILHE A VERDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário