Incêndio pode ter sido criminoso; estruturas do prédio parece que não foram prejudicadas.
Arquivo pessoal |
Arquivo pessoal |
02/05/2021 | Um galpão pertencente ao complexo arquitetônico da Fábrica São Martinho sofreu um incêndio na madrugada passada. O local é usado para depósito de materiais recicláveis.
Vizinhos relataram ter visto muita fumaça e carros do Corpo de Bombeiros que apagavam as chamas.
Como se trata de prédio histórico e está, no momento, em processo de tombamento federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, levantou-se, de início, a hipótese de reação adversa ao tombamento. É uma prática usual sempre que uma edificação está prestes a ser tombada no âmbito federal, afirma Sônia Rampim, do Iphan.
Maíra de Camargo Barros, do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí, esteve no local e acredita que não houve danos ao imóvel.
Há rumores de que o incêndio teria sido criminoso e teria por motivação um desentendimento com o proprietário do empreendimento. Isso a Polícia ainda vai esclarecer.
Todo o conjunto arquitetônico da Fábrica São Martinho é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – Condephaat, garantindo que todas as suas fachadas sejam preservadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário