Evento acontece nesta quinta-feira, a partir das 13h45
por Gislaine Gutierre
14/04/2021 | A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) promove, nesta quinta-feira (15/4), a partir das 13h45 (horário de Brasília), o evento virtual “Justiça Restaurativa e Educação: experiências de Chicago e São Paulo”, que promove o encontro entre entusiastas e adeptos da prática de ambas as localidades, reunindo professores, alunos e membros do Poder Judiciário.
O evento virtual, com dois painéis temáticos e encerramento com perguntas e respostas aberto ao público, será realizado por meio da plataforma Zoom e contará com traduções simultâneas do português para inglês e vice-versa. As inscrições podem ser feitas pelo link https://zoom.us/webinar/register/WN_0VTDgrU5RX-ZiWLkLTNY7A
A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, participará da abertura, assim como o juiz Marcelo Nalesso Salmaso, coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa da Apamagis e coordenador do evento.
Junto com eles estarão o desembargador Reinaldo Cintra Torres, coordenador do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do TJSP; o juiz Egberto de Almeida Penido, coordenador dos Trabalhos do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa do TJSP, além de representantes de University of Chicago, Governors State University, Thornwood High School, New Community Outreach e Escola Estadual Barão de Suruí, de Tatuí (SP).
A Justiça Restaurativa é praticada há mais de 15 anos em São Paulo e se dedica a criar uma cultura de paz. Nas escolas, esse trabalho é feito tanto de forma preventiva, com a finalidade de criar um novo caminho de diálogo entre a instituição, as famílias e a comunidade, como na resolução de conflitos, viabilizando um plano de reparação de danos a partir da mediação do diálogo entre a vítima e o ofensor.
Instituições estrangeiras convidadas
Governors State University
Fundada em 1969, a Governors State University (GSU) é atualmente a única universidade regional, pública e abrangente na área suburbana do sul de Chicago. Atende a aproximadamente 6 mil alunos anualmente, em 85 programas diferentes de graduação e pós-graduação, e oferece taxas de matrícula mais acessíveis no Estado de Illinois.
New Community Outreach
A organização sem fins lucrativos atua junto à comunidade do distrito de Bronzeville, em Chicago, por meio da Justiça Restaurativa. O objetivo é construir uma sociedade mais justa, oferecendo aos jovens mais acesso às ferramentas e recursos para resolver conflitos individuais e comunitários, bem como dar aos moradores mais oportunidades para buscar o crescimento, o desenvolvimento, a justiça e a equidade. Entre as atividades realizadas, há, por exemplo, uma horta comunitária, com a participação de estudantes do ensino médio.
Thornwood High School
A escola pública localizada em South Holland, Illinois, foi inaugurada em 1971, como parte do Thornton Township High School District 205. O objetivo foi absorver a alta demanda do Distrito 205, que tinha superlotação em escolas vizinhas. A instituição trabalha com Justiça Restaurativa de forma preventiva e na resolução de conflitos.
University of Chicago
Fundada em 1890, a instituição privada oferece cursos de graduação e pós-graduação. É famosa pela formação de líderes e profissionais de grande reconhecimento em suas áreas. Em seu corpo docente, por exemplo, já esteve o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Clique aqui para acessar o link de inscrição
Veja abaixo a programação completa, com os horários do Brasil e de Chicago, ou clique aqui para acessar a programação.
Solenidade de abertura
13h45 às 14h15 (São Paulo)
11h45 às 12h15 (Chicago)
– Professor João Salm
Governors State University
– Juiz Marcelo Nalesso Salmaso
Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa da Apamagis
– Juíza Vanessa Mateus
Presidente da Apamagis
– Desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho
Coordenador do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do TJSP
– Professor Duane Davis
University of Chicago
– Professora Shannon Maldonado
Governors State University
– Juiz Egberto de Almeida Penido
Coordenador dos Trabalhos do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do TJSP
Painel 1 – Compartilhamento de experiências
14h15 às 15h15 (São Paulo)
12h15 às 13h15 (Chicago)
1) Tatuí – SP (30 minutos)
– Juiz Marcelo Nalesso Salmaso
Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Tatuí
– Professora Kátia Cristina Jeronimo Leite de Oliveira
Professora da Escola Estadual “Barão de Suruí” – Programa de Ensino Integral e integrante do Núcleo de Justiça Restaurativa de Tatuí
– Professor João Luiz Azevedo
Coordenador Geral da Escola Estadual “Barão de Suruí” – Programa de Ensino Integral
– Adriana Cristiana Rainho da Silveira
Diretora da Escola Estadual “Barão de Surui” – Programa de Ensino Integral
– Ana Carolina Alves dos Santos
Aluna da Escola Estadual “Barão de Suruí”- Programa de Ensino Integral
2) Chicago (30 minutos)
– Professora Shannon Maldonado
Governors State University
– Professora Eboni Rucker
Thornwood High School
– Diretor Don C. Holmes
Thornwood High School
Painel 2 – Debate entre convidados
15h15 às 15h45 (São Paulo)
13h15 às 13h45 (Chicago)
– Professor Duane Davis
University of Chicago
– Rhonda Jackson
Governors State University
– Professor João Salm
Governors State University
– Diretora Executiva Sonia Mi-Sun Wang
New Community Outreach
Perguntas e respostas - público
15h45 às 16h (São Paulo)
13h45 às 14h (Chicago)
Nenhum comentário:
Postar um comentário