OAB impetrou um mandado de segurança após uma estagiária ser proibida de entrar na Penitenciária de Capela do Alto (SP), desacompanhada de advogado.
Por G1 Sorocaba e Jundiaí, com copidesque do DT
Justiça autoriza entrada de estagiários de direito em presídios da região — Foto: Carlos Dias/G1 |
16/02/2021 | O Tribunal de Justiça concedeu uma liminar que autoriza a entrada de estagiários de direito sem a presença de advogados em presídios da região de Sorocaba. O mandado foi impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) após uma estagiária ser proibida de entrar na Penitenciária de Capela do Alto (SP).
De acordo com o TJ, o mandado de segurança foi expedido no dia 10 de fevereiro. A entrada da estagiária foi proibida pelo Juízo da Vara do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) da 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ).
O desembargador, Marco Antônio Cogan, detalha no documento que concede a liminar para que, até o julgamento do caso, os estagiários inscritos na OAB/SP possam entrar nos presídios.
O documento também menciona que apenas a OAB pode determinar as atividades proibidas ou não aos estagiários e advogados inscritos na entidade.
De acordo com a OAB/SP, impedir a entrada dos profissionais em formação "pode causar prejuízo de cunho irreparável".
Para a OAB, o perigo se traduz na iminência de cada vez mais cidadãos terem seus direitos violados, por estarem impedidos de serem atendidos por estagiários devidamente autorizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário