Musicista Gabriele Leite, destaque do projeto, está com campanha de financiamento coletivo para cursar mestrado nos EUA
Gabriele Leite (Divulgação) |
03/12/2020 | Tatuí é conhecida como a “capital da música” graças à fama do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos - o maior da América Latina. Gabriele Leite é cria desse celeiro cultural – como a mesma define, e personagem do projeto “Os Movimentos das Cidades”, produzido pelo apresentador Marcelo Tas em parceria com a CCR e o portal VirtùNews para destacar as potencialidades do interior paulista por meio de histórias e personagens inusitados.
A musicista começou a estudar música aos sete anos por influência dos pais. Participou do Projeto Guri - na cidade de Cerquilho, e ingressou no Conservatório de Tatuí. A partir daí se formou em violão pela Unesp, foi finalista do concurso internacional Imagine Brazil e ganhou vários prêmios, como o de Melhor Participação Brasileira no 27º Festival Internacional de Violão de Koblez, na Alemanha. Agora, cursa mestrado na Manhattan School of Music. Já era para estar nos Estados Unidos, mas devido a pandemia iniciou os estudos de forma online até conseguir se mudar nos próximos meses e, paralelamente, promove uma campanha de financiamento coletivo para a ida.
A vida cultural de Tatuí na escolha da profissão teve papel decisivo em sua vida. “Essa efervescência é muito forte no interior, principalmente em cidades que estão próximas a Tatuí. Sou de Cerquilho e vi uma oportunidade de seguir na música no Conservatório. Sem dúvida, Tatuí é o celeiro de muitos artistas como esse primeiro ponto para chegar na música, no aprendizado, para se desenvolver e começar uma carreira musical”, explica.
A musicista ainda ressalta que o conservatório foi fundamental para desenvolver o que ela tinha de básico e aprofundar os estudos para começar a pensar na possibilidade de seguir no meio artístico. “O Conservatório me deu todo o suporte necessário para cada vez mais entender que a carreira musical é quase sempre estar bem alinhada a boas instituições “.
Os Movimentos das Cidades
O projeto é apoiado pelo Grupo CCR em parceria com o portal VirtùNews e mostra como a infraestrutura de mobilidade existente no entorno desses municípios tem papel estratégico na sua formação e na sua relevância socioeconômica.
Os conteúdos gerados pelo VirtùNews são apresentados em formato de vídeo, podcast, editoriais e nas plataformas digitais. Fazem parte desta primeira etapa do projeto histórias e personagens das cidades de Barueri, Campinas, Sorocaba, Louveira, Osasco, Tatuí, Avaré, Itapeva, Águas da Prata e Bragança Paulista. Os vídeos foram visualizados por mais de 4 milhões de pessoas. O episódio sobre Tatuí teve 103 mil visualizações até o momento.
“Fizemos um raio x de cidades que são verdadeiros símbolos do dinamismo e do esforço daqueles que desbravaram o interior do estado, primeiro com ferrovias e depois com a infraestrutura viária que foi essencial para inseri-las na cadeia produtiva. Manter o investimento em infraestrutura e estimular os diferentes setores produtivos, da indústria a agricultura, passando pelo comércio, o turismo rural e a cultura é essencial”, afirma o fundador do VirtùNews Luiz Felipe D’Ávila, para quem as cidades trazem exemplos de boa gestão a serem replicados em todo o país.
“Espero que todos se surpreendam e curtam as histórias incríveis dessas cidades que eu pensava conhecer. Aprendi demais e assim pude enxergar melhor os preconceitos através do viés da mobilidade e inovação, que é o eixo que move a série”, complementa Marcelo Tas, apresentador que encabeçou o projeto.
Para ajudar a Gabriele Leite acesse: https://abacashi.com/p/mestrado-gabriele-leite
Para acompanhar o projeto “Os Movimentos das Cidades” acesse: https://virtunews.com.br/o-movimento-das-cidades-ccr/
(Catarina Boechat)
Nenhum comentário:
Postar um comentário