Segundo a prefeitura, proprietário de terreno na Rua Pedro Orsi foi notificado por diversas vezes e multado. CCZ orienta que moradores evitem contato com o molusco.
Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT
Falta de limpeza de terreno provoca surgimento de caramujos em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM |
15/05/2019 | Os caramujos têm tomado conta da Rua Pedro Orsi, em Tatuí. Segundo os moradores, os moluscos saem de um terreno no início da noite e se espalham pela rua e quintais de casas.
O aposentado José Carlos Silveira mora ao lado do terreno onde estão os caramujos há mais de um ano e, segundo ele, a área foi limpa apenas uma vez no período.
“Quando está calor e chove, os caramujos vão todos para a rua. Depois, voltam para o mato que está assim há uns oito meses”, diz. “Já fui umas três vezes na prefeitura, reclamei e eles dizem que vão notificar o proprietário do terreno, mas não resolve.”
Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Samuel Gimenez, o setor não é responsável pelo recolhimento de caramujos, mas pela conscientização. Por isso, equipes visitaram a área que fica no Jardim Santa Rita e orientaram os moradores e o proprietário do terreno em relação ao caso.
“Fazemos a prevenção quando chegamos na casa do morador após a análise do ambiente, passamos recomendação”, explica.
Ainda de acordo com Samuel, evitar o contato com os animais é a primeira orientação caso tenha registro do surgimento de caramujos.
Em nota, a prefeitura de Tatuí disse que o proprietário do terreno foi notificado por diversas vezes e a última notificação feita foi em janeiro. Como não foi feita a limpeza do local, a prefeitura multou o dono em R$ 1.325,50 por falta de construção de muro e calçada e R$ 795,90 por falta de limpeza.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que vai realizar a limpeza do terreno na próxima semana e, neste caso, a prefeitura pode cobrar o valor da taxa de limpeza do dono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário