Meteorologista do IPMet diz que trata-se de uma nuvem estratiforme que ocorre principalmente no inverno.
Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região com edição do DT
Nuvem diferente chama atenção em Tatuí (Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre Machado) |
26/06/2018 - Uma nuvem gigante chamou a atenção de moradores em Tatuí e Piraju (SP) no domingo (24). Nas imagens enviadas para a reportagem do G1 nesta terça-feira (26) é possível ver a nuvem cobrindo metade do céu.
O morador Alexandre Machado conta que estava saindo de um mercado, em Tatuí, quando se deparou com a nuvem e resolveu registrar.
“Eu achei muito curioso e fotografei. Bem diferente. Até pesquisei e vi que acontece pela diferença de temperatura e pressão atmosférica de duas massas de ar”, diz.
Danilo Alexandre dos Santos também fez o registro da nuvem, em Piraju. "Bem diferente. Nunca tinha visto antes", afirmou
Morador de Tatuí registra nuvem diferente (Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre Machado) |
De acordo com o meteorologista Fernando Tavares, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPMet) da Unesp de Bauru (SP), trata-se de uma nuvem estratiforme.
“Nuvem estratiforme é quando ela está em forma de camada. Mas ela pode ser “Altostratus – As”, afirma.
Ainda segundo o meteorologista, a nuvem Altostratus-As é formada por gotas de chuvas e cristais de gelo, e é comum durante o inverno.
"Podem ocorrer principalmente no inverno. No verão temos mais 'cumulus' formados por forte convecção. A estratiforme ocorre quando a umidade atinge níveis muito altos e muito frios", explica.
Morador de Piraju registra nuvem gigante (Foto: Arquivo Pessoal/Danilo Alexandre dos Santos) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário