Por G1 Itapetininga e Região
Zoonoses de Tatuí realiza bloqueio contra a raiva em animais (Foto: Reprodução/TV TEM) |
Segundo o agente de controle de Zoonoses, Samuel Gimenez, todos os animais de estimação que receberam a vacina há mais de um ano devem ser vacinados novamente.
“O morcego encontrado é um insetívoro, ou seja, se alimenta de insetos. Ele foi encontrado vivo, fizemos a coleta, enviamos para análise e o resultado do exame deu positivo para raiva. Por isso o bloqueio é importante. Caso o animal esteja com a vacinação em atraso, iremos aplicar novas doses”, explica Gimenez.
Vacina é único meio de prevenir a raiva, afirma Centro de Zoonoses (Foto: Reprodução/TV TEM) |
Segundo o Centro de Zoonoses, a raiva é uma doença que passa dos animais ao homem e vice-versa. O vírus é transmitido ao homem por meio da saliva e secreções do animal contaminado, principalmente pela mordida.
Normalmente, a transmissão ocorre por cães ou morcegos. O vírus ataca o cérebro, causando uma inflamação e na maioria dos casos é fatal. O único meio de se prevenir é através da vacinação, que deve ser feita anualmente.
O vírus é transmitido ao homem por meio da saliva e secreções do animal contaminado, principalmente pela mordida (Foto: Reprodução/TV TEM) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário