Evento celebrou a melhora da água de 42 rios da região, onde foram concluídas obras da Sabesp.
Cerca de 10 mil alevinos foram soltos no rio Sorocaba (Alexandre Carvalho/A2img)
Do Portal do Governo - Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), cerca de 10 mil alevinos, peixes recém-nascidos, foram soltos no rio Sorocaba, na cidade de Laranjal Paulista.
A prefeita Maria José P. Vieira de Camargo participou do evento que apresenta os resultados dos investimentos da Sabesp nos últimos seis anos para a melhora de 42 rios e córregos na região chamada de Médio Tietê por contemplar as cidades no trecho intermediário do rio, entre a nascente, na Grande São Paulo, e a foz, na divisa com Mato Grosso do Sul.
Entre 2011 e 2017, a Sabesp investiu R$ 233 milhões em cerca de 30 obras, que evitam o descarte de 14 mil toneladas por ano de esgoto in natura em rios como Sorocaba, Piracicaba e Tietê. Essa ação melhora a qualidade das águas e têm consequências diretas na fauna, flora e na saúde da população.
Na região, a meta é elevar o índice de tratamento de esgotos nas sedes dos municípios dos atuais 84% para 100%, ou seja, mais de 800 mil habitantes serão atendidos com serviços de saneamento universalizados: 100% de abastecimento com água de qualidade, 100% de coleta de esgotos e 100% dos efluentes coletados tratados.
Ainda em Laranjal Paulista, a companhia plantou 90 mil árvores nativas ao longo de 54 hectares de mata ciliar do Rio Sorocaba. A presença de vegetação aumenta a estabilidade dos solos e reduz a acesso de agentes poluidores ao corpo hídrico, além de proporcionar a conservação da biodiversidade local.
Municípios e os respectivos córregos e rios beneficiados pelas obras
Bacia Hidrográfica Sorocaba/Médio Tietê: Alumínio (na sede municipal: ribeirão Varjão), Anhembi (sede municipal: rio Tietê e ribeirão dos Remédios; e no distrito Piramboia: córrego Águas do Brejão e Águas Claras), Araçariguama (sede: ribeirão Araçariguama), Boituva (córrego Campos de Boituva; e no distrito de Pau D’Alho: córrego Pau D’Alho), Botucatu (na sede: rio Lavapés; no distrito de Rubião Junior: córrego do Cintra; e no rio Bonito e Mina: rio Tietê), Capelo do Alto (sede: córrego Olaria; e no distrito Porto: rio Sarapuí), Cesário Lange (na sede: ribeirão Aleluia), Conchas (rio Conchas); Laranjal Paulista (sede municipal: córrego Ponce e rio Sorocaba; e no distrito de Laras: córrego Ponce), São Roque (na sede: córrego Guaçu e ribeirão Mombaça; e no bairro do Carmo: córrego do Carmo) e Tatuí (na sede municipal: córrego do Matadouro e rio Tatuí). Bacia Hidrográfica dos rios Tietê/Jacaré: Agudos (na sede municipal: córrego dos Agudos e ribeirão Grande), Bocaina (córrego Bocaina) e Dourado (ribeirão Dourado). Bacia Hidrográfica Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ): Águas de São Pedro (ribeirão Araquá).
Nenhum comentário:
Postar um comentário