'Fica oscilando na maioria das vezes', conta moradora de Itapetininga.
Operadoras Vivo e Tim alegam problemas em equipamentos e furtos.
Do G1 Itapetininga e Região
Moradores de Itapetininga e Tatuí reclamam de falhas constantes no sinal telefônico e nos serviços de internet oferecidos pelas operadoras Telefônica Vivo e TIM. Em nota, a Telefônica Vivo alega falha em um dos equipamentos, enquanto a TIM afirma que o problema tem acontecido por conta de equipamentos que foram furtados.
De acordo com a professora Karen Martini da Rosa, que mora na Vila Maria em Itapetininga, o sinal fica oscilando em sua residência com frequência.
“Quando fecha o tempo some o sinal definitivo e fica sem sinal. Meu marido precisa do celular 24 horas, mas fica sem sinal. Um dia o patrão dele ligou várias vezes, mandou mensagem, mas ele não recebeu. E isso foi um transtorno porque ele estava em prontidão para ir trabalhar, mas não deu porque não tinha sinal”, afirma.
Já em Tatuí moradores reclamam da internet 3G e da falha de sinal em alguns bairros que ficam distantes da área central. Segundo o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade, a maioria das reclamações é sobre as operadoras de telefonia.
“As reclamações que recebemos são referentes à falta de sinal, referentes à contratação de plano pós-pago. Também referentes ao plano que aparece na fatura e que o consumidor não solicitou”, comenta o coordenador do órgão Adilson Diniz Vaz.
Em todo o Brasil, o número de reclamações subiu 40% de 2014 para 2015, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ainda segundo o órgão, foram mais de 4 milhões de reclamações registradas no ano passado e um dos motivos para o aumento é porque o número de canais para o consumidor reclamar aumentou.
“Quando um consumidor adquirir um plano tem que ficar atento à oferta que é oferecida pela operadora. Caso aquilo que foi oferecido não seja cumprido, ele pode entrar em contato com a operadora, pedir seu protocolo e fazer a reclamação. Não resolvendo, deve se dirigir ao Procon com todos os documentos necessários que é a fatura e a documentação especial”, ressalta Adilson.
Em nota, a Telefônica Vivo diz que alguns clientes na região do Centro e da Vila Maria, em Itapetininga, podem ter dificuldades na utilização da telefonia e internet móvel por causa de uma falha em um dos equipamentos. Diz ainda que equipes técnicas trabalham para normalizar a situação, mas que ainda não há prazo para isso. A operadora informou que em Tatuí não foram encontrados registros de problemas.
Já a TIM afirmou, em nota, que por causa do furto de equipamentos de transmissão, em Itapetininga, os clientes podem ter dificuldades para realizar, receber chamadas e usar a internet móvel. A operadora lamentou o ocorrido e informou que fez a reposição dos materiais e que os serviços foram restabelecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário