Mais de 23 mil metros de linha de pipa com componentes cortantes foram apreendidos
Durante o período das férias escolares, a Guarda Civil Municipal intensifica as ações de fiscalização e combate ao uso de linhas com cerol em toda em toda a cidade. Somente nas duas primeiras semanas de julho foram apreendidas 18 latas grandes de linhas com cerol e 130 latas pequenas, com total de 23.100 metros de fio.
Embora o trabalho tenha caráter educativo, o infrator é notificado, no caso de o infrator ser menor, quem será autuado é o responsável. O valor da penalidade é de R$ 235,50, que pode dobrar em caso de reincidência, de acordo com a Lei Municipal 2981/97.
De acordo com o comandante da GCM, Doraci Dias de Miranda, soltar pipa é uma brincadeira muito divertida, mas as crianças e jovens devem ter certos cuidados. “O uso do cerol é proibido e pode causar acidentes fatais. O ideal é brincar em lugares abertos e espaçosos, longe do trânsito. Também é recomendado buscar locais longe de redes de energia e postes, existe o risco de que elas se enrosquem na fiação e causem queda de energia e até mesmo choques”, afirmou.
Além do cerol, os adolescentes também utilizam uma linha amarela, conhecida como 'linha chilena'. Trata-se de uma linha tão forte que é capaz de dividir uma caneta ao meio. Se presa a fios de alta tensão traz alto risco de curto circuito.
A população é uma das principais aliadas na prevenção de acidentes com linhas cortantes. A maior parte das apreensões acontece após ligações de moradores que denunciam. Entre os denunciados pela população, estão também os comerciantes que vendem as linhas em bares e mercearias nos bairros. O telefone para denúncias é o 199.
Nenhum comentário:
Postar um comentário