Por ANTONIO DE PÁDUA OLIVEIRA, Presidente do COBAT
Nesta segunda-feira, dia 09 de novembro aconteceu a penúltima reunião mensal do COBAT para o ano de 2.015. Conforme edital publica no dia 09/10/15 esta reunião seria apenas para tratar de assuntos referentes á eleição de nova diretoria para o Conselho de bairros de Tatuí-COBAT. No entanto, considerando que no horário marcado não havia ainda quórum suficiente para a realização da eleição, outros assunto vieram a baila, tais como:
Nesta segunda-feira, dia 09 de novembro aconteceu a penúltima reunião mensal do COBAT para o ano de 2.015. Conforme edital publica no dia 09/10/15 esta reunião seria apenas para tratar de assuntos referentes á eleição de nova diretoria para o Conselho de bairros de Tatuí-COBAT. No entanto, considerando que no horário marcado não havia ainda quórum suficiente para a realização da eleição, outros assunto vieram a baila, tais como:
tribuna livre: foi informado aos presentes que por ocasião da reunião semanal da câmara municipal, a 1ª. secretaria do COBAT, senhora Elide Brassolotto Amorim faria uso da tribuna livre comentando sobre a semana dedicada á “fissura lábio-palatina”.
Foi comentado a seguir que a próxima reunião do COBAT a acontecer no dia 14 de dezembro de 2.015 será celebrada como tem acontecido, a Festiva de Natal, ou seja, encontro de todos os familiares dos membros do COBAT, cada grupo colaborando com um pratinho de doces ou salgados.
Comentou-se também sobre o Fórum Municipal para educação no transito, comentários estes feitos por uma dos dois representantes COBAT que participaram do fórum, ou seja, sra. Elide Brassolotto Amorim e sr. Geraldo Garcia. Segundo Elide, foi o fórum aconteceu mais ou menos assim:
“No dia 06/11/2015 aconteceu o Fórum Municipal para Educação no Trânsito – 2015 realização da Prefeitura Municipal de Tatuí, Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito, Departamento Municipal de Trânsito, acontecido no anfiteatro do NEBAN, teve início as 7:30 hs e terminou as 16:30 hs. Estiveram presentes ao Fórum, diversas autoridades eclesiásticas, policiais, da OAB, funcionários públicos, da educação, clubes de serviços e da sociedade civil organizada como o COBAT que encaminhou dois representantes. . Mais de cem pessoas acompanharam o início das atividades. O vice-prefeito e também Secretário de infraestrutura, meio ambiente e agricultura, o Sr. Vicente Menezes que representou o Prefeito Manu que estava em compromisso na capital paulista, compunha o centro da mesa de autoridades, onde alguns fizeram suas considerações. . Depois houve dois palestrantes que discorreram sobre vários aspectos, técnicos e práticos do trânsito tanto em outras cidades como em Tatuí, compartilharam suas experiências conosco. Após cada término das apresentações foi deixada a palavra livre para quem quisesse questioná-los. Antes do término dos trabalhos na parte da manhã três repentistas (ou cururueiros) se apresentaram. Muito bom. . Após o almoço houve a apresentação por parte de dois Guardas civis municipais o projeto educacional no qual participam como multiplicadores de ações de proteção, prevenção, educação de nossas crianças na prevenção de acidentes de trânsito e do uso de drogas. Através de fantoches, bonecos conseguem a atenção dos jovens. Depois o Sr. Quincas, Chefe do Departamento de Trânsito separou os presentes em três grandes grupos de debates. Cada grupo teve autonomia em discutir os assuntos que foram levantados. . Após os grupos foram chamados ao auditório para que cada um lesse o relatório elaborado durante as discussões. Todos os grupos citaram a deterioração do asfalto na cidade, a ausência de fiscalização, nos mais diversos setores do trânsito, motoristas e pedestres, malha viária, estacionamento no centro da cidade entre outros que foram entregues ao Sr. Quincas para futuras discussões no Conselho de Trânsito.
Vamos aguardar que nossa contribuição possa contribuir para um trânsito menos violento e ajudar o poder público em suas ações.”
Foi comentado também sobre os portões eletrônicos de abrir para fora, sobre os quais não existe um regulamento que controle suas especificações. Comentou-se sobre o caso de duas pessoas que foram recolhidas pelo portão quando em fechamento, outro de uma pessoa que não tendo visto o portão aberto foi de cabeça ao encontro dele e mesmo de um cãozinho cujo focinho ficou preso ao portão pelo seu fechamento. . Existe a necessidade de normalização desses portões, fazendo-os abrir para fora, mas deixando a calçada livre em sua largura total.
Com a chegada de mais membros, houve quórum para a eleição caso houvesse inscrições para tal. Considerando que apenas uma chapa foi apresentada aos demais participantes, esta foi eleita por unanimidade para o período 2016/2017, cuja posse deverá ocorrer em 09 de janeiro de 2.016.
Portanto, ficou assim constituída a nova Diretoria para o Conselho de Bairro de Tatuí – COBAT:
Presidente / ANTÔNIO DE PÁDUA OLIVEIRA
Vice-presidente / CLÁUDIO ANTONIO MACHADO CAMPOS
1ª. secretária / ELIDE BRASSOLOTTO AMORIM
2ª. secretária / ANGELICA LAYOL MICAS
1º. Tesoureiro / SÉRGIO LUÍS DOS SANTOS
2º. Tesoureiro / VLADIMIR LIMA FERREIRA
Conselheiros Titulares / Geraldo Garcia, Valdir Leite Camargo e Valentim Carreiro
Conselheiros Suplentes / Antonio Mendes Leal, Francisco Vilela Oliveira e Antonio Camargo
Em seguida foram tecidos vários comentários sobre a forma de proceder do COBAT. O Sr. Sérgio Luís dos Santos se comprometeu a criar ao COBAT um site pelo qual possamos informar de forma mais real, inclusive através de fotos, os serviços, as cobranças e benefícios conseguidos pelo mesmo.
Durante este período foram protocolados por volta de 400 oficios cobrando dos órgãos públicos benfeitorias para a população. O Sr, Jaime Calixto sugeriu que o COBAT, além de divulgar as cobranças feitas, divulgue também os benefícios recebidos. Segundo ele, sempre aparecem pais desconhecidos para os benefícios recebidos pela população, benefícios que foram reivindicados pelo COBAT. Disse ele : “ é preciso dar nome aos bois”.
Neste ano de 2.015, COBAT entrou com ação no Ministério público contra os maus serviços ofertados pela Vivo-Telefonia, contra o sistema de pagamento de pedágio por moradores do bairro Santa Adelaide, contra o desaparecimentos do Veiculo Rugby 1.924 e contra a invasão de áreas públicas por particulares, sem que nenhuma providencia tenha sido tomada pela Fiscalização Municipal.
É o COBAT trabalhando por você na reivindicação de benefícios para você. Falta você que é cidadão tatuiano corresponder, participando das reuniões, associando-se ao COBAT, trabalhando por vossa rua, vosso bairro, vossa Tatuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário