Insetos deram 100 picadas em idoso de 87 anos que está na UTI.
Outras quatro pessoas também ficaram feridas e um cão morreu.
Do G1 - O ataque de um enxame de abelhas a cinco pessoas em uma rua em Tatuí, na segunda-feira (17), “foi causado porque alguém mexeu com elas”, diz o apicultor Válter Vieira. O idoso Antônio Madureira, de 87 anos, levou cerca de 100 picadas e teve ferimentos graves com o ataque. O aposentado está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade, mas deve ter alta em breve, diz a família.
Colmeia ficava debaixo de viaduto e foi tirada na segunda-feira (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Vieira é representante da Associação de Apicultores da região de Itapetininga (SP), e esteve no local do acidente na tarde desta terça-feira (18) para explicar aos moradores o motivo das picadas. “As abelhas tendem a defender o ninho, a rainha e suas crias. Elas têm um raio de ação para atacar, quando se sentem ameaçadas, de mais ou menos 100 metros”, afirma.
A colmeia foi encontrada debaixo de um viaduto na Vila Santa Luzia, perto da rua onde o acidente ocorreu. Os bombeiros retiraram o ninho das abelhas na noite de segunda, horas depois do ataque. Nesta terça ainda restavam alguns insetos no local, e a equipe orientou os vizinhos a como reagir em caso de novo ataque.
O ataque
Com a passagem do enxame cinco pessoas e um cão ficaram feridos e um cão foi morto. O vendedor Denilson Silva Rodrigues foi uma das pessoas picadas pelos insetos. “Eu vi logo o começo dos ataques, porque o carteiro veio deixar uma encomenda e logo foi atacado. Ele não conseguiu ficar perto e saiu correndo. Aí elas vieram em cima de mim então corri para minha casa e liguei para os bombeiros.”
A instrutora de autoescola Neusa Madureira é filha do aposentado Antônio Madureira, e conta que o pai começou a ser picado quando saiu na frente da casa para levar o lixo. Depois do ataque foi socorrido e levado ao hospital da cidade. “Lá dentro da casa as abelhas o seguiram. Ele colocou um pano no rosto e as picadas foram no corpo, porque o rosto ficou protegido”, conta.
Apicultor (esquerda) explicou a moradores o motivo do ataque (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário