Pontuação foi baseada no desempenho na Prova Brasil de 2013.
Do G1 - Cerquilho (SP) foi considerado o município com a melhor rede municipal de educação pública da região Sudeste ao ser premiado pelo Instituto Alfa e Beto. A pontuação foi baseada no desempenho na Prova Brasil de 2013, aplicada pelo Ministério da Educação.
Para garantir escala mínima e representatividade, só participam municípios com mais de 20 mil habitantes, com 70% ou mais dos alunos matriculados na rede municipal. Em Cerquilho, 73% dos alunos das séries iniciais e 42% das séries finais tiveram o desempenho adequado. A vencedora nacional foi a cidade de Brejo Santo (CE).
Um dos motivos que deram o resultado positivo são projetos como ensino integral e intercâmbios culturais. O ensino em tempo integral é um projeto piloto implantado nas salas do 5º ano de uma escola. A aluna Ethieli de Souza Lima, de 10 anos, passa o dia e a tarde na unidade e afirma que, inicialmente, a ideia assustou. “Está me ajudando muito, estou aprendendo mais”, revela.
O projeto deve se estender para toda a rede, diz a diretora Luciana Batiston. “A implantação se dará a partir de 2016 nas redes do ensino fundamental 2 para dar continuidade nesse trabalho. Os alunos estão motivados, mais contentes, pois são atividades que despertam a motivação e trazem melhora à sala de aula.”
A Escola Municipal Lázara Augusta Cardia Sabatini é a detentora do maior índice de desenvolvimento da educação básica da cidade. Um projeto de destaque realizado com os alunos foi um intercâmbio de crianças com uma tribo indígena. A diretora da unidade, Rosana Aparecida Citroni Silva, conta que iniciativas como esta estimulam o gosto pela aprendizagem. “Isso deve crescer ao longo dos anos. Pela Prova Brasil em 2009 atingimos 5,9. Em 2011 ficamos em 7,4 e, em 2013, atingimos 8,1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário