Espaço presta atendimento multidisciplinar em saúde para jovens entre 13 e 19 anos
Está agendada para a próxima segunda-feira, 19, a inauguração da nova sede da Casa do Adolescente. O evento está marcado para as 10h. O novo endereço fica na Rua 13 de Maio, 1129, Centro – em frente à agência dos Correios.
A casa atende jovens entre 10 e 20 anos e foi criada dentro dos padrões e orientações da equipe da médica Albertina Duarte, pioneira na criação deste programa no Estado de São Paulo.
A secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França, explica que a adolescência é uma fase extremamente complexa, quando acontecem inúmeras mudanças sociais, psíquicas, emocionais e uma explosão de hormônios que levam o individuo ao amadurecimento sexual, tornando a pessoa biologicamente pronta para se reproduzir. “É uma transição entre a infância e idade adulta fase em que acontecem muitas mudanças, são comuns conflitos principalmente com a família, o adolescente torna-se mais resistente a ouvir conselhos e seguir normas”, enumera.
Na Casa, os adolescentes tornam-se vinculados a pessoas da mesma idade, formando grupos, e com isso o jovem vem a estabelecer sua própria identidade, sendo orientado a fazer suas próprias escolhas.
O prefeito José Manoel Correa Coelho lembrou que o espaço é mais amplo e mais adequado ao atendimento da população que o anterior, na avenida das Mangueiras. O prédio atual, onde o equipamento funciona desde 2008, está em péssimo estado de conservação. A nova sede está totalmente pronta para atender a população. O imóvel tem oito salas e total acessibilidade. “É uma faixa importante da nossa população que merece atenção especial. Se conseguimos avançar muito no cuidado com a criança, chegando à menor taxa de mortalidade infantil da história, temos que olhar com carinho também pelos adolescentes e jovens. Essa é mais uma novidade do nosso governo no setor de saúde”, declarou.
Atualmente, a Casa do Adolescente atende mais de 4 mil jovens. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional formada por hebiatra – médico especializado no atendimento às pessoas na faixa entre 13 e 19 anos -, psicólogo, pediatra, ginecologista, enfermeira, auxiliar de enfermagem, além de recepcionista e profissional de limpeza. No caso de adolescente com filhos, os bebês recebem acompanhamento pediátrico mensal até completar dois anos, além de orientação e estimulo ao aleitamento.
A proposta da Casa do Adolescente é oferecer um atendimento diferenciado, mas sua prioridade é a prevenção de situações de risco como gravidez inoportuna, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, que podem comprometer um projeto de vida ou a própria vida. “Educação, esporte, lazer e principalmente comprometimento da família são itens que também auxiliam para que estes jovens possam ponderar suas decisões e fazer das suas escolhas as melhores possíveis”, finaliza a secretária de Saúde.
Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí. Foto de Evandro Ananias.
Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí. Foto de Evandro Ananias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário