O curso de dança dentro do Projeto “Cidadania” do Centro Social Arte pela Vida tem por objetivo incentivar a criatividade, possibilitar novas descobertas corporais que se estende a descobertas da identidade, além de proporcionar atividades corporais que ampliam o repertório de movimento das crianças e adolescentes despertando assim o senso de autonomia/conscientização nas atitudes e escolhas cotidianas.
A presente parceria consiste em recuperar e formar hábitos, valores e condutas que estão sendo esquecidos e que são importantes na formação moral, social e cultural do indivíduo. Portanto, a proposta da dança no projeto vem colaborar para um desenvolvimento cognitivo comportamental na transformação do ser humano, em que através da dança possamos trabalhar o respeito com os colegas, com as pessoas mais velhas, a responsabilidade, hábitos higiênicos, formação integral das nossas crianças e adolescentes, pois hábitos e valores humanos imprescindíveis para uma boa cidadania!
A oficina de Teatro para jovens do Centro Social Arte pela Vida foi baseada nos exercícios do Teatro do Oprimido do brasileiro Augusto Boal. O foco foi permitir que os jovens expusessem seus questionamentos e opiniões sobre temas diversos como bullying, complementariedade de sexos, preconceito e afetividade. Já o processo feito com as crianças teve seu foco nas lembranças do personagem Chaves, de Roberto Bolaños, falecido em 2014. Memórias do emblemático menino da vila e homenagens foram montadas visando extrair da obra do mexicano valores de respeito, inocência e honestidade.
A professora Ingrid Gomes, dançarina formada, ministra o curso de dança para os pequenos. Cheia de disposição, ela faz as crianças se divertirem, aprenderem e treinarem a coordenação motora.
As aulas de teatro são comandadas pelo professor e ator Marcos Pavel. Em momentos dinâmicos e cheios de histórias engraçadas, Pavel demonstra e ensina a arte do Clown e dos palcos para os pequenos.
Temas como moral, inclusão, bullying e convivência em sociedade são debatidas de uma forma leve e compreensível. As aulas são ao ar livre e sempre divertidas para fazer com que as crianças se libertem de problemas e aflições pessoais, fazendo-as mais alegres e dinâmicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário