As reformulações no atendimento estão programadas para o Pronto Socorro Municipal, que atende moradores de Tatuí e pacientes da região.
O novo sistema de atendimento classifica os pacientes por meio das pulseiras e dos cartões coloridos, específicos para o estado de saúde em que a pessoa se encontra. A cor vermelha indica que há risco de morrer e, nesse caso, o atendimento será imediato; o amarelo significa que o atendimento deverá ser rápido, mas sem risco à vida, sendo que nesse caso, o tempo de espera é de 30 minutos; a cor verde indica que o caso do paciente pode ser resolvido em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e o azul significa que o atendimento é simples, como troca de receitas médicas e avaliação de resultado de exames.
Segundo dados da Secretaria da Saúde de Tatuí, o Pronto Socorro (PS) dispõe de uma equipe com 119 profissionais e atende em média 450 pacientes diariamente. No entanto, de acordo com a secretaria, 80% dos casos não são de urgência e emergência, mas são considerados problemas de saúde menos graves.
A partir da instalação do novo sistema, a secretaria do município também disponibilizará cartões explicativos, placas e um vídeo para orientar a população.
(Foto: Reprodução TV Tem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário