Do G1- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será neste sábado (8) e domingo (9). Na região, alunos se preparam para as muitas horas de prova dos dois dias do exame. Concentração, preparação e tranquilidade são algumas das dicas para se sair bem no exame.
Em Tatuí, por exemplo, nos últimos dias uma escola promoveu simulados e testes aos estudantes. De acordo com a orientadora educacional Mara Cristine Brito, o objetivo desses simulados é garantir tranquilidade aos alunos. “Dá resultado, nós tivemos vários alunos que ingressaram até em federais pelo Enem, por conta desse treinamento que é feito durante os três anos do Ensino Médio”, afirma.
A estudante Fabiana Alves Carriel é uma das alunas que participaram dos testes preparatórios. Ela está no 3º ano do Ensino Médio e conta que a ansiedade é grande. Para ela, a ajuda da escola é fundamental. “É importante porque a gente vai desenvolvendo, além das nossas capacidades, a concentração, prestar atenção nas questões, fazer no tempo certo”, diz.
Para muitos, o Enem é como se fosse o primeiro degrau de uma escada que leva para o futuro profissional, porque a nota no exame conta ponto no vestibular de muitas universidades federais e pode ser usada também para garantir uma bolsa em uma faculdade ou universidade particular pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). “Dá direito a quase todas as universidades federais e muitas particulares e estaduais. É um processo que, hoje, tomou uma dimensão maior que os vestibulares específicos.”, comenta o professor Fábio Holtz.
O estudante Matheus Antony quer fazer biologia em uma instituição federal e se preparou bastante para o desafio. “Estudei durante o ano todo para a prova, e também para outros vestibulares, mas o Enem é a porta de entrada. A tática é ir descansado, levar um lanche para comer durante a prova e mandar ver”, revela.
Cada aluno terá até 4h30 para fazer a prova. E precisa estar calmo pra resolver as questões de múltipla escolha e para elaborar a redação. Por isso, o coordenador e professor de cursinho Diógenes de Paiva Monteiro recomenda que o candidato esteja preparado psicologicamente para enfrentar a maratona de provas:
“A recomendação é justamente não estudar na véspera da prova. Exatamente para evitar o estresse, todos os estudos deveriam ser feitos até quinta-feira. A dica é deixar a caneta preta transparente e o documento com foto no jeito, acordar cedo, ter uma boa noite de sono hoje [sexta-feira] e estar tranquilo”, orienta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário