A idéia da ação foi da professora Vera Lúcia Germano. Comovida com a situação de alguns moradores de Itu, a professora viu pela internet exemplos de campanhas para arrecadar água e quis ajudar.
Ela sugeriu a campanha à direção da escola e à Secretaria de Educação. A ação começou no último dia 3. “É importante esse trabalho de conscientização das crianças, para elas verem as dificuldades do racionamento, e economizar. Aqui em Tatuí nós estamos bem, mas se não cuidarmos a situação pode também ficar difícil”, explica.
O professor Fábio Mascarenhas, outro idealizador do projeto, conta que a ideia foi bem recebida pelos outros funcionários, os alunos e os pais.
Ele diz que se surpreendeu com o resultado nos primeiros dias de campanha. “Em todos os eventos sempre temos uma boa participação dos alunos e dos pais. Aqui na escola temos por volta de 700 alunos, inicialmente pensamos que se cada aluno trouxesse meio litro teríamos mais ou menos uns 350 litros de água para doar, isso já seria ótimo. Mas, a campanha cresceu e ultrapassou os muros da escola, empresários vieram colaborar e hoje já temos mais de 1,4 mil litros”, conta.
Paralelamente à campanha, os professora da escola Eugênio Santos têm trabalhado o tema da falta d’água com os alunos dentro da sala de aula. “Nós mandamos bilhetes para os pais, conversamos com os alunos e ainda temos cartazes na escola e nas redes sociais”, explica Fábio.
A escola não definiu ainda o destino das doações da campanha que deve seguir até a próxima sexta-feira (14). Os professores também explicam que é aceita qualquer tamanho da embalagem de água desde que esteja lacrada. Interessados em participar da campanha devem procurar a escola, que fica na Praça Adelaide Guedes, s/n, Centro. Telefone (15) 3251-3550.
(Foto: Arquivo Pessoal/ Carlos Alberto Borges)
Nenhum comentário:
Postar um comentário