Apresentação será a primeira do grupo fora da capital; evento inicia na quarta, 23, e segue até sábado, 26, com concertos diários
Tem início na próxima quarta-feira, 23, a quarta edição do Encontro Internacional de Performance Histórica, evento organizado pelo Conservatório de Tatuí. Com recitais e concertos diários e com recorde de inscritos – mais de 200, ao todo, o evento abre a série de encontros internacionais organizada para celebrar os 60 anos de fundação do Conservatório de Tatuí. O Encontro de Performance Histórica tem coordenação de Débora Ribeiro.
Além de atividades pedagógicas como aulas técnicas, palestras e workshops, que são destinados exclusivamente aos participantes inscritos ao evento, o Encontro Internacional de Performance Histórica conta com recitais e concertos, abertos a qualquer interessado. A abertura oficial do evento internacional será na quarta-feira, 23, às 20h30, com apresentação do Coral Paulistano Mário de Andrade e Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob regência de Martinho Lutero de Oliveira, Cadmo Fausto e Luiz Marchetti. O concerto será realizado no Teatro Procópio Ferreira, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).
A apresentação do Coral Paulistano Mário de Andrade fora de sua sede principal – o Theatro Municipal de São Paulo – é histórica: esta será a primeira vez, desde a fundação do grupo em 1936, que ele apresenta-se fora da capital paulista. O repertório também chama a atenção. Além de obras de padre José Mauricio Nunes Garcia, o concerto contará com a estreia brasileira da versão para piano a quatro mãos de Carl Czerny para a obra Requiem, de W. A. Mozart, executada por Rosana Civile e Renato Figueiredo. Os solos serão de Rosemeire Moreira (soprano), Tania Viana (mezzo soprano), José Antonio Palomares (tenor) e Paulo Rocha Vaz (baixo).
Outras apresentações também podem ser conferidas por qualquer interessado ao longo do evento. Na quinta-feira, 24, às 18h, o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí faz apresentação gratuita no Auditório da Unidade II, com solos de Dagma Eid e coordenação de Selma Marino.
Ainda na quinta-feira, 24, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, professores convidados do evento também apresentam-se em recital. Participam da apresentação Luciano Pereira (clarinete histórico), Guilherme de Camargo (cordas dedilhadas históricas), Celso Benedito (trompa natural) e Fúlvio Ferrari - músico convidado (fortepiano).
Na sexta-feira, 25, às 19h, os participantes do evento apresentam-se em recital gratuito no Salão Villa-Lobos. E, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, ocorre novo recital de professores, com participação de Alessandro Santoro (cravo) e Livia Lanfranchi (traverso).
No sábado, 26, último dia do evento, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, será realizado concerto da Orquestra do IV Encontro Internacional de Performance Histórica, com entrada franca. A orquestra é formada por músicos participantes do evento que participam de ensaios em todos os dias do encontro. A regência é do professor João Guilherme Figueiredo.
O encerramento do evento será na mesma sexta, 26, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, quando apresentam-se os professores do evento: Luís Otávio Santos (violino barroco), Rosemeire Moreira (canto), Maurice van Lieshout (flauta doce), Guilherme de Camargo (alaúde) e Diego Schuck Biasibetti (viola da gamba).
Segundo a coordenadora do evento, Débora Ribeiro, o IV Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta com corpo docente de grande expressividade no âmbito internacional. “Eles trazem contribuições imprescindíveis para os participantes do Encontro”, inicia ela. “Além de todos os benefícios educacionais e culturais que permeiam a realização desse evento, o Conservatório de Tatuí é uma das poucas instituições no Brasil preparada para realizar, com excelência, tal atividade, proporcionando uma atmosfera mais fértil para a troca de informações e experiências acerca da pesquisa e prática de repertório que compõe a Performance Historicamente Informada - PHI. A integração dos instrumentistas em um ambiente de conferência sobre o estudo do repertório histórico proporciona experiências muito mais profundas e completas a todos os participantes, no que diz respeito tanto à prática individual como em conjunto (Música de Câmara e Prática de Orquestra). O objetivo principal deste Encontro é orientar o aluno na interpretação histórica, conhecida também como performance histórica, dos vários períodos da música antiga: renascentista, barroco e clássico e na música colonial brasileira, divulgando e oferecendo ao público a oportunidade de ouvir um repertório com novas alternativas de interpretação, baseadas nas informações históricas”, afirma ela.
SERVIÇO
IV Encontro Internacional de Performance Histórica
De 23 a 26 de Abril
Abertura: Quarta-feira, 23, às 20h30
Coral Paulistano Mario de Andrade e Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)
Outras apresentações:
Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415
Auditório da Unidade II – Rua São Bento, 808
Confira programação completa em conservatoriodetatui.org.br/eperformance
Tem início na próxima quarta-feira, 23, a quarta edição do Encontro Internacional de Performance Histórica, evento organizado pelo Conservatório de Tatuí. Com recitais e concertos diários e com recorde de inscritos – mais de 200, ao todo, o evento abre a série de encontros internacionais organizada para celebrar os 60 anos de fundação do Conservatório de Tatuí. O Encontro de Performance Histórica tem coordenação de Débora Ribeiro.
Além de atividades pedagógicas como aulas técnicas, palestras e workshops, que são destinados exclusivamente aos participantes inscritos ao evento, o Encontro Internacional de Performance Histórica conta com recitais e concertos, abertos a qualquer interessado. A abertura oficial do evento internacional será na quarta-feira, 23, às 20h30, com apresentação do Coral Paulistano Mário de Andrade e Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob regência de Martinho Lutero de Oliveira, Cadmo Fausto e Luiz Marchetti. O concerto será realizado no Teatro Procópio Ferreira, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).
A apresentação do Coral Paulistano Mário de Andrade fora de sua sede principal – o Theatro Municipal de São Paulo – é histórica: esta será a primeira vez, desde a fundação do grupo em 1936, que ele apresenta-se fora da capital paulista. O repertório também chama a atenção. Além de obras de padre José Mauricio Nunes Garcia, o concerto contará com a estreia brasileira da versão para piano a quatro mãos de Carl Czerny para a obra Requiem, de W. A. Mozart, executada por Rosana Civile e Renato Figueiredo. Os solos serão de Rosemeire Moreira (soprano), Tania Viana (mezzo soprano), José Antonio Palomares (tenor) e Paulo Rocha Vaz (baixo).
Outras apresentações também podem ser conferidas por qualquer interessado ao longo do evento. Na quinta-feira, 24, às 18h, o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí faz apresentação gratuita no Auditório da Unidade II, com solos de Dagma Eid e coordenação de Selma Marino.
Ainda na quinta-feira, 24, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, professores convidados do evento também apresentam-se em recital. Participam da apresentação Luciano Pereira (clarinete histórico), Guilherme de Camargo (cordas dedilhadas históricas), Celso Benedito (trompa natural) e Fúlvio Ferrari - músico convidado (fortepiano).
Na sexta-feira, 25, às 19h, os participantes do evento apresentam-se em recital gratuito no Salão Villa-Lobos. E, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, ocorre novo recital de professores, com participação de Alessandro Santoro (cravo) e Livia Lanfranchi (traverso).
No sábado, 26, último dia do evento, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, será realizado concerto da Orquestra do IV Encontro Internacional de Performance Histórica, com entrada franca. A orquestra é formada por músicos participantes do evento que participam de ensaios em todos os dias do encontro. A regência é do professor João Guilherme Figueiredo.
O encerramento do evento será na mesma sexta, 26, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, quando apresentam-se os professores do evento: Luís Otávio Santos (violino barroco), Rosemeire Moreira (canto), Maurice van Lieshout (flauta doce), Guilherme de Camargo (alaúde) e Diego Schuck Biasibetti (viola da gamba).
Segundo a coordenadora do evento, Débora Ribeiro, o IV Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta com corpo docente de grande expressividade no âmbito internacional. “Eles trazem contribuições imprescindíveis para os participantes do Encontro”, inicia ela. “Além de todos os benefícios educacionais e culturais que permeiam a realização desse evento, o Conservatório de Tatuí é uma das poucas instituições no Brasil preparada para realizar, com excelência, tal atividade, proporcionando uma atmosfera mais fértil para a troca de informações e experiências acerca da pesquisa e prática de repertório que compõe a Performance Historicamente Informada - PHI. A integração dos instrumentistas em um ambiente de conferência sobre o estudo do repertório histórico proporciona experiências muito mais profundas e completas a todos os participantes, no que diz respeito tanto à prática individual como em conjunto (Música de Câmara e Prática de Orquestra). O objetivo principal deste Encontro é orientar o aluno na interpretação histórica, conhecida também como performance histórica, dos vários períodos da música antiga: renascentista, barroco e clássico e na música colonial brasileira, divulgando e oferecendo ao público a oportunidade de ouvir um repertório com novas alternativas de interpretação, baseadas nas informações históricas”, afirma ela.
SERVIÇO
IV Encontro Internacional de Performance Histórica
De 23 a 26 de Abril
Abertura: Quarta-feira, 23, às 20h30
Coral Paulistano Mario de Andrade e Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)
Outras apresentações:
Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415
Auditório da Unidade II – Rua São Bento, 808
Confira programação completa em conservatoriodetatui.org.br/eperformance
CORAL PAULISTANO “Mário de Andrade”Direção artística: Martinho Lutero Galati de Oliveira
O Coral Paulistano foi criado em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. A proposta era levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, uma ideia de vanguarda, já que a elite paulistana desconhecia a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época.
Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 78 anos, o grupo esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos do nosso país, como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro e Bruno Greco Facio.
Após décadas sem cumprir com sua missão original, em 2013 o grupo passou por um fortalecimento e revalorização, passando a se chamar "Coral Paulistano Mário de Andrade" e com uma programação extensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da Cidade, com encomenda de obras e um diretor artístico próprio.
O Coral Paulistano foi criado em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. A proposta era levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, uma ideia de vanguarda, já que a elite paulistana desconhecia a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época.
Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 78 anos, o grupo esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos do nosso país, como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro e Bruno Greco Facio.
Após décadas sem cumprir com sua missão original, em 2013 o grupo passou por um fortalecimento e revalorização, passando a se chamar "Coral Paulistano Mário de Andrade" e com uma programação extensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da Cidade, com encomenda de obras e um diretor artístico próprio.
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