Apresentação terá participação especial do Coro Sinfônico e obras de Beethoven e Mozart. A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz na próxima sexta-feira, dia 14, às 20h30, seu primeiro concerto deste ano no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. A apresentação terá regência de João Maurício Galindo, um mais ativos maestros da atualidade, com participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, regido por Cadmo Fausto.
Uma das obras do repertório é a mesma apresentada na abertura oficial da temporada artística do grupo, realizado na Sala São Paulo no último dia 16 de fevereiro. Será uma nova oportunidade para quem não assistiu conferir a apresentação das “Vesperae Solemnes de Confessore”, de Wolfgang A. Mozart, com participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí e solos de Elayne Caser (soprano), Marcos Baldini (sopranista), Sandro Pires (baixo) e Cleber Miranda (tenor). O concerto contará ainda com apresentação da Sinfonia n. 2 em Ré Maior, de Ludwig van Beethoven.
A Sinfonia n° 2 é a segunda sinfonia composta por Beethoven. Foi escrita entre os anos de 1801 e 1802, com dedicatória ao príncipe Karl Lichnowsky. A maior parte da obra foi escrita durante a estada de Beethoven em Heiligenstadt, onde estava sob indicação médica. Neste período, o compositor começava a experimentar os primeiros sinais de surdez, a qual julgava ser incurável, o que o levou a momentos de grande depressão. A estreia deu-se em 5 de abril de 1803, no Theater an der Wien, em Viena, sob regência do próprio compositor.
O mesmo concerto contará com a consagrada obra de Mozart, composta como parte de suas funções na corte arquiepiscopal de Salzburgo. As obras trazem uma agitada escrita para cordas e rica declamação coral intercalada com passagens em contraponto erudito. A série de vésperas, de 1780, emprega ampla variedade de recursos estilísticos, desde a escrita fugal a seções na forma de ária e outras em formato antifonal. Torna-se, portanto de difícil execução.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes últimos a oportunidade de oferecer uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho.
O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro Sinfônico vem realizando apresentações importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.
A apresentação integra a Semana de Boas-Vindas, organizada como forma de recepcionar novos e veteranos alunos em mais um ano letivo.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regente
Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, participação especial
Programa: Ludwig van Beethoven - Sinfonia nº 2; Wolfgang A. Mozart - Vesperae Solemnes de Confessore, KV 339
Solistas: Elayne Caser, soprano; Marcos Baldini, sopranista; Sandro Pires, baixo; Cleber Miranda, tenor
Semana de Boas-Vindas 2014
Sexta-feira, 14 de março, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444
SAIBA MAIS
CLEBER MIRANDA DE LIMA - Iniciou seus estudos musicais como violinista em 1997 na Universidade Livre de Música (ULM). Foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo. Iniciou seus estudos de canto com o professor Domingos Viola Neto e estudou no Conservatório de Tatuí sob a orientação da professora Suely Freitas. Tenor lírico, tem se destacado por intensa atividade como solista junto ao Coro do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Entre as obras que já cantou estão "Réquiem" (W.A. Mozart), Missa da Coroação, Vésperas Solenes (Mozart), O Messias (G.F. Handel), Missa (Edmundo Villani-Côrtes), entre outros.
ELAYNE CASER - Natural de Goiânia é graduada em Canto pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, está sob a orientação vocal e musical da professora Isabel Maresca. Recebeu "Prêmio Revelação" no II Concurso Nacional de Canto Lírico realizado pela Funarte (1994-Brasília); 1° lugar no Concurso Nacional de Canto “Cidade de Araçatuba” (2003); “Melhor Intérprete de Carlos Gomes” no 7° Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas (2005) em Jacareí; e 1° lugar no Concurso Nacional de Canto “Edmar Ferretti” (2005 – Bebedouro-SP). Foi solista em obras como "Réquiem" (W.A. Mozart), "Missa em Dó Maior, Op. 86" (L.V. Beethoven), "Missa Brevis" (Z. Kodaly), "Te Deum" (M. A. Charpentier), "Glória" (A. Vivaldi), "Invocação em Defesa da Pátria” (H. Villa-Lobos), "Glória" (Poulenc), "Cantata 140" (J. S. Bach), "Requiem" (G. Verdi), “Salmo 42” (F. B. Mendellsohn),“Missa Glagolítica” (L. Janackec), na Ópera “Lohengrin” (R. Wagner) e na Ópera “As Bodas de Fígaro” (W.A. Mozart) junto às Orquestras Sinfônica e Filarmônica Municipal de Goiânia, Orquestra Municipal de Americana, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Atuou sob a regência de maestros como Carlyle Weiss (EUA), Alfonso Pollard (EUA), Gerald Kegelmahn (Alemanha), Tullio Colacioppo, Mario Záccaro, Ira Levin e Naomi Munakata. Dentre as muitas importantes participações, está a realizada neste ano de 2014 como solista das “Vesparae Solemnes de Confessore” (W.A. Mozart) junto a Orquestra do Conservatório de Tatuí na Sala São Paulo sob a regência de João Mauricio Galindo. Outra importante atuação será em “A Paixão Segundo São João” (J.S. Bach) junto à Orquestra da Fundação de São José dos Campos, sob regência de Sergio Wernec.
MARCOS BALDINI - Possui uma vasta formação vocal tanto na prática do Canto Erudito quanto da Música Vocal Barroca. Dentre os Mestres de Canto e Interpretação da Música Barroca destacam-se os professores Marius van Altena (Holanda), Julia Goding (Inglaterra), Angelina Colombo Ragazzi (Brasil), Ângela Barra (Doutora em Música pela Indiana University), Drª Profª. Mariana Cioromila (Romênia) e Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum Basiliensi – Basiléia / Suíça), o qual o classificou como um legítimo cantor soprano masculino. Atualmente, é parte integrante do corpo docente do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, atuando como professor da Área de Canto Lírico e Canto Coral. Em 2009, foi convidado pelo maestro Rodrigo de Carvalho para integrar o elenco da Ópera “Dido e Enéias”, de Henry Purcell, atuando ao lado de Laura de Souza (soprano) e Leonardo Neiva (barítono), marcando a criação e inauguração do Departamento de Ópera do Conservatório de Tatuí, sob a direção cênica de Marcelo Cardoso Gama. Em 2013, a convite do Maestro Isaac Karabthevsky, fez uma participação do oratório “Die Schöpfung” de Franz Joseph Haydn (1732 – 1809), interpretada na Sala São Paulo. Em 2014, a convite do maestro João Maurício Galindo, participou do concerto de abertura das comemorações do 60º aniversário do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, interpretando a obra “Vespera Solennis de Confessore”, K.339, também na Sala São Paulo.
SANDRO PIRES DA SILVA - Formado em canto-lírico pelo Conservatório de Tatuí, onde foi aluno de Angelina Ragazzi, Mirtes Lomba e Damares Matheus. Como solista, participou de inúmeras audições do Conservatório de Tatuí. Baixo-barítono contratado do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí desde 2008; também atuou como baixo no Madrigal Da Boca Pra Fora (Conservatório de Tatuí de 1989 a 2005), coro bicampeão do Mapa Cultural Paulista. Participou de inúmeros concertos em várias cidades do interior paulista como coralista e diversas vezes como solista. Em seu currículo tem, ainda, participação em inúmeros espetáculos musicais como “Suíte dos Pescadores”, “Da Boca do Rádio”, “Da Boca do Circo”, “A Praça”, “Palhaços”, entre outros. Participou da primeira ópera realizada pelo Conservatório de Tatuí, no ano de 2009, “Dido e Eneas”. Interpretou o personagem “Júpiter” na ópera “Orfeu no Inferno”, de Offembach (2011), foi integrante da ópera “Orfeu e Eurídice” (coralista – 2012) e, junto ao Coro do Conservatório de Tatuí, participou de diversas apresentações na Sala São Paulo, entre elas a 9ª Sinfonia de Beethoven, Carmina Burana e A Criação (de Haydn).
Uma das obras do repertório é a mesma apresentada na abertura oficial da temporada artística do grupo, realizado na Sala São Paulo no último dia 16 de fevereiro. Será uma nova oportunidade para quem não assistiu conferir a apresentação das “Vesperae Solemnes de Confessore”, de Wolfgang A. Mozart, com participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí e solos de Elayne Caser (soprano), Marcos Baldini (sopranista), Sandro Pires (baixo) e Cleber Miranda (tenor). O concerto contará ainda com apresentação da Sinfonia n. 2 em Ré Maior, de Ludwig van Beethoven.
A Sinfonia n° 2 é a segunda sinfonia composta por Beethoven. Foi escrita entre os anos de 1801 e 1802, com dedicatória ao príncipe Karl Lichnowsky. A maior parte da obra foi escrita durante a estada de Beethoven em Heiligenstadt, onde estava sob indicação médica. Neste período, o compositor começava a experimentar os primeiros sinais de surdez, a qual julgava ser incurável, o que o levou a momentos de grande depressão. A estreia deu-se em 5 de abril de 1803, no Theater an der Wien, em Viena, sob regência do próprio compositor.
O mesmo concerto contará com a consagrada obra de Mozart, composta como parte de suas funções na corte arquiepiscopal de Salzburgo. As obras trazem uma agitada escrita para cordas e rica declamação coral intercalada com passagens em contraponto erudito. A série de vésperas, de 1780, emprega ampla variedade de recursos estilísticos, desde a escrita fugal a seções na forma de ária e outras em formato antifonal. Torna-se, portanto de difícil execução.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes últimos a oportunidade de oferecer uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho.
O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro Sinfônico vem realizando apresentações importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.
A apresentação integra a Semana de Boas-Vindas, organizada como forma de recepcionar novos e veteranos alunos em mais um ano letivo.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regente
Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, participação especial
Programa: Ludwig van Beethoven - Sinfonia nº 2; Wolfgang A. Mozart - Vesperae Solemnes de Confessore, KV 339
Solistas: Elayne Caser, soprano; Marcos Baldini, sopranista; Sandro Pires, baixo; Cleber Miranda, tenor
Semana de Boas-Vindas 2014
Sexta-feira, 14 de março, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444
SAIBA MAIS
CLEBER MIRANDA DE LIMA - Iniciou seus estudos musicais como violinista em 1997 na Universidade Livre de Música (ULM). Foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo. Iniciou seus estudos de canto com o professor Domingos Viola Neto e estudou no Conservatório de Tatuí sob a orientação da professora Suely Freitas. Tenor lírico, tem se destacado por intensa atividade como solista junto ao Coro do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Entre as obras que já cantou estão "Réquiem" (W.A. Mozart), Missa da Coroação, Vésperas Solenes (Mozart), O Messias (G.F. Handel), Missa (Edmundo Villani-Côrtes), entre outros.
ELAYNE CASER - Natural de Goiânia é graduada em Canto pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, está sob a orientação vocal e musical da professora Isabel Maresca. Recebeu "Prêmio Revelação" no II Concurso Nacional de Canto Lírico realizado pela Funarte (1994-Brasília); 1° lugar no Concurso Nacional de Canto “Cidade de Araçatuba” (2003); “Melhor Intérprete de Carlos Gomes” no 7° Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas (2005) em Jacareí; e 1° lugar no Concurso Nacional de Canto “Edmar Ferretti” (2005 – Bebedouro-SP). Foi solista em obras como "Réquiem" (W.A. Mozart), "Missa em Dó Maior, Op. 86" (L.V. Beethoven), "Missa Brevis" (Z. Kodaly), "Te Deum" (M. A. Charpentier), "Glória" (A. Vivaldi), "Invocação em Defesa da Pátria” (H. Villa-Lobos), "Glória" (Poulenc), "Cantata 140" (J. S. Bach), "Requiem" (G. Verdi), “Salmo 42” (F. B. Mendellsohn),“Missa Glagolítica” (L. Janackec), na Ópera “Lohengrin” (R. Wagner) e na Ópera “As Bodas de Fígaro” (W.A. Mozart) junto às Orquestras Sinfônica e Filarmônica Municipal de Goiânia, Orquestra Municipal de Americana, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Atuou sob a regência de maestros como Carlyle Weiss (EUA), Alfonso Pollard (EUA), Gerald Kegelmahn (Alemanha), Tullio Colacioppo, Mario Záccaro, Ira Levin e Naomi Munakata. Dentre as muitas importantes participações, está a realizada neste ano de 2014 como solista das “Vesparae Solemnes de Confessore” (W.A. Mozart) junto a Orquestra do Conservatório de Tatuí na Sala São Paulo sob a regência de João Mauricio Galindo. Outra importante atuação será em “A Paixão Segundo São João” (J.S. Bach) junto à Orquestra da Fundação de São José dos Campos, sob regência de Sergio Wernec.
MARCOS BALDINI - Possui uma vasta formação vocal tanto na prática do Canto Erudito quanto da Música Vocal Barroca. Dentre os Mestres de Canto e Interpretação da Música Barroca destacam-se os professores Marius van Altena (Holanda), Julia Goding (Inglaterra), Angelina Colombo Ragazzi (Brasil), Ângela Barra (Doutora em Música pela Indiana University), Drª Profª. Mariana Cioromila (Romênia) e Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum Basiliensi – Basiléia / Suíça), o qual o classificou como um legítimo cantor soprano masculino. Atualmente, é parte integrante do corpo docente do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, atuando como professor da Área de Canto Lírico e Canto Coral. Em 2009, foi convidado pelo maestro Rodrigo de Carvalho para integrar o elenco da Ópera “Dido e Enéias”, de Henry Purcell, atuando ao lado de Laura de Souza (soprano) e Leonardo Neiva (barítono), marcando a criação e inauguração do Departamento de Ópera do Conservatório de Tatuí, sob a direção cênica de Marcelo Cardoso Gama. Em 2013, a convite do Maestro Isaac Karabthevsky, fez uma participação do oratório “Die Schöpfung” de Franz Joseph Haydn (1732 – 1809), interpretada na Sala São Paulo. Em 2014, a convite do maestro João Maurício Galindo, participou do concerto de abertura das comemorações do 60º aniversário do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, interpretando a obra “Vespera Solennis de Confessore”, K.339, também na Sala São Paulo.
SANDRO PIRES DA SILVA - Formado em canto-lírico pelo Conservatório de Tatuí, onde foi aluno de Angelina Ragazzi, Mirtes Lomba e Damares Matheus. Como solista, participou de inúmeras audições do Conservatório de Tatuí. Baixo-barítono contratado do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí desde 2008; também atuou como baixo no Madrigal Da Boca Pra Fora (Conservatório de Tatuí de 1989 a 2005), coro bicampeão do Mapa Cultural Paulista. Participou de inúmeros concertos em várias cidades do interior paulista como coralista e diversas vezes como solista. Em seu currículo tem, ainda, participação em inúmeros espetáculos musicais como “Suíte dos Pescadores”, “Da Boca do Rádio”, “Da Boca do Circo”, “A Praça”, “Palhaços”, entre outros. Participou da primeira ópera realizada pelo Conservatório de Tatuí, no ano de 2009, “Dido e Eneas”. Interpretou o personagem “Júpiter” na ópera “Orfeu no Inferno”, de Offembach (2011), foi integrante da ópera “Orfeu e Eurídice” (coralista – 2012) e, junto ao Coro do Conservatório de Tatuí, participou de diversas apresentações na Sala São Paulo, entre elas a 9ª Sinfonia de Beethoven, Carmina Burana e A Criação (de Haydn).
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