Tatuí tem a partir de hoje um novo secretário de Saúde. O médico veterinário Máximo Machado Lourenço assume a direção da pasta com a missão de dar continuidade e aprofundar as reformas iniciadas por seus antecessores, José Luiz Barusso e Fábio Vila Nova. A substituição foi anunciada pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, na manhã desta segunda-feira, 10, em reunião com os funcionários do setor na própria sede da Secretaria, que teve a presença dos vereadores Jorge Sidney Rodrigues da Costa, Antonio Marcos de Abreu e Rosana Nochele Pontes.
No encontro, o prefeito enalteceu o trabalho de Vila Nova e pontuou algumas das conquistas de sua gestão à frente da Saúde como, por exemplo, a implantação do Centro Municipal de Fisioterapia e o início do Projeto de Proteção Animal, com o maior programa de esterilização de cães e gatos da história da cidade. O ex-secretário agradeceu ao prefeito pela oportunidade e disse que foi uma experiência transformadora. “Durante esse período, pude crescer enquanto ser humano, enquanto profissional, enquanto administrador e agente público, tenho certeza que muitas sementes lançadas nesse período irão florescer e render bons frutos para nossa cidade. Vou continuar sempre à disposição trabalhando na rede pública, como venho fazendo desde 1994”, completou.
Nos próximos dias, Máximo deverá apresentar um planejamento sobre a expansão do Programa Saúde da Família, implantação da rede de assistência psicossocial, reformulação do modelo de atendimento no Pronto Socorro Municipal, além da instalação e implantação definitiva do CEMEM (Centro Municipal de Especialidades Médicas) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Manu também lembrou as dificuldades enfrentadas no setor em todo país – entre as quais a falta de médicos que culminou inclusive com a criação de um programa federal. Recente pesquisa divulgada pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) mostra que a saúde é prioridade e preocupação de 94% dos atuais prefeitos paulistas. “Tatuí é grata ao trabalho desse jovem idealista, competente e antes de tudo ético, que é Fábio Vila Nova. Temos agora a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho, com foco na melhoria do serviço e do atendimento ao público, a partir do conceito de acolhimento”, argumentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário