A edição de 15 de abril de 1911 do Estado celebrava a criação da uma “nova fonte de força e actividade para o Estado de S.Paulo.”
O jornal tratava da inauguração da Usina Hidrelétrica de Tatuí. Trazia detalhes sobre seu funcionamento e imagens da represa e das instalações.
Sebbado-feira, 15 de abril de 1911
“Inaugura-se hoje essa nova fonte de força e actividade para o Estado de S.Paulo, propriedade do importante industrial sr. Manuel Guedes Pinto de Mello, projectada e executada pelo distincto e conhecido engenheiro Christiano Machado.
O ponto do rio Tieté que foi aproveitado para esse fim fica no município de Tieté, a 24 kilometros da cidade de Tatuhy, em terras da fazenda “Victoria”.
Tem a repreza , toda emalvenaria de granito, a extensão de 128 metros e vertedor de 93, com a vasão de 340.000 litros por segundo. (…)
De cada compartimento parte um tubo de aço de dois metros de diâmetro levando a água a turbinas geminadas Voith, produzindo 700 cavallos cada grupo com uma differença de nível de 12 metros.
A esses três grupos estão conjugados outros tantos dynamos, produzindo corrente triphasica de 2.200 volts, elevada pelos trasformadores a 22.000 e transmittida à cidade por meio de uma linha em fies de alumínio, com uma extensão total de 22,5 kilometros. (…)”
Construída por meio de iniciativa privada, a hidrelétrica foi inicialmente concebida para suprir as indústrias locais: a tecelagem S.Martinho, a serraria e a fábrica de óleos e de sabão. Acabou beneficiando toda a região, fornecia energia para iluminação pública e para algumas casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário