Depois de trançar um balaio de sonhos e histórias durante três meses na cidade de Tatuí, o projeto “Passa balaio trançado de sonhos”, que formou 50 educadores na arte de contar histórias e encerrou as dez formações com um sarau, no último sábado, passa agora a visitar 28 escolas da rede municipal de ensino e a APAE.
A escritora e contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza, que conduziu os dez encontros de formação para educadores, visita, desde o dia 21 de outubro, alunos das professoras participantes do projeto. Carmelina permanecerá durante cerca de uma hora em cada escola, contando histórias, autografando livros e conversando com os alunos, que receberão também a publicação de Caju, uma história de amor. Ao todo, são cerca de 2 mil alunos beneficiados pelo projeto.
Raquel Prestes, supervisora de Educação Infantil da cidade de Tatuí, resume a aplicação do projeto no munícipio como um presente. “Estamos encerrando o projeto com a alegria de receber um presente em nosso município. Nossos 50 professores ficaram muito satisfeitos com o projeto e a maneira dinâmica que o curso ofereceu”, declara a supervisora, que ainda acrescenta, “as visitas nas escolas estão sendo para nossas crianças um momento único, pois conhecer uma escritora pessoalmente e receber um livro está trazendo grande satisfação para todos”.
Priscila Aparecida Franco, educadora do CEPEM Ondina Helena Moura Cavalcante, viu seus alunos, na última terça-feira (22), se encantarem diante da história contada pela escritora. “A visita na minha escola, assim como o curso, foi maravilhosa, as crianças gostaram muito da história da Caju e gostariam que ela (Carmelina) contasse outras história para eles”, relata Priscila. Carmelina visitou apenas as salas das educadoras participantes do curso.
O projeto “Passa balaio trançado de sonhos” foi aplicado também na cidade de Bauru, beneficiando mais 50 educadores e cerca de 2 mil alunos da rede municipal. A iniciativa encerrou atividades no último dia 10 naquele município.
Realizado pela Editora Adonis, o projeto “Passa balaio trançado de sonhos” tem parceria da Prefeitura Municipal de Bauru e da Prefeitura Municipal de Tatuí, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.
Relembrando
As atividades do projeto “Passa balaio trançado de sonhos” se iniciaram em 16 de agosto na Pré-Escola Profa. Benedita Pereira Fiúza Orsi. Com os 50 educadores da rede municipal de ensino e da APAE divididos em dois grupos (manhã e tarde), as 10 formações que totalizavam 30 horas tinham o objetivo de apresentar práticas como forma de incrementar a contação de histórias em sala de aula. Ministrados pela proponente do projeto, Carmelina de Toledo Piza, cada encontro distribuiu um livro a cada participante. Para marcar o encerramento das formações um sarau com contações de histórias e poesia “ao pé do ouvido” foi realizado no último sábado (19 de outubro). O sarau, realizado na Praça Manuel Guedes, marcou a entrega dos 50 balaios (cestos trançados com tira de jornal), 50 colchas de retalho e mais 14 livros para cada participante da iniciativa. O projeto chegou a Tatuí com a proposta de trabalhar a contação de história como forma de estimular a literatura infantil em sala de aula.
Cronograma de visitas:
24/10/13 – quinta-feira
9h – E.F. “José Galvão Sobrinho” (3 salas)
11h – EMEI “Joaquim da Silva Campos” (1 sala)
13h – CEPEM “Profa. Bernadete Vieira de Morais” (1 sala)
14h – EMEI “Yolanda de Castro Del Fiol” (2 salas)
15h – EMEI “Profa. Lygia Rodrigues Del Fiol” (2 salas)
16h – E.F. “Prof. Firmo A. Del Fiol” (1 sala)
25/10/13 – sexta-feira
8h – CEPEM “Profa. Elide Vanni” (1 sala)
8h30 – E.F. “Prof. Carlos Alberto Lourenço” (1 sala)
10h – CEPEM “Campinho” (1 sala)
13h – CEPEM “Prof. José da Silva Fiuza” (1 sala)
14h – CEPEM “Profa. Eunice Almeida Rocha” (2 salas)
15h – APAE
16h – CEPEM “Profa. Maria Benedita Costa Grazzia” (1 sala)
Nenhum comentário:
Postar um comentário