CT - Uma importante qualificação para todos os funcionários das unidades básicas de saúde do município. A Prefeitura de Tatuí iniciou em outubro um treinamento que pode salvar muitas vidas no dia a dia. O foco são as ações que devem ser realizadas em casos de urgência e emergência, em especial nos casos de paradas cardiorrespiratórias e convulsões.
O curso, com conceitos práticos e teóricos, segue até 10 de dezembro e deverá ser estendido aos servidores que fazem parte do quadro do Centro de Especialidades Médicas (Cemem) e Casa do Adolescente. Para o treinamento, serão utilizados manequins de ressuscitação cardiopulmonar que foram cedidos pela direção do Sesi de Tatuí. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Segundo a coordenadora do Samu em Tatuí, enfermeira Andréia Fonseca, esse treinamento é muito importante para garantir respostas rápidas no atendimento de urgência na própria rede básica de saúde. “A universalização desse tipo de cuidado é fundamental para que tenhamos agentes extras no trabalho realizado não só pelo Samu, mas também pelo Corpo de Bombeiros e pela concessionária que administra as estradas de nossa região, CCR/SP Vias, e na integração desse suporte com o Pronto Socorro e a Santa Casa”, explicou.
Já o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, disse que a capacitação é ação complementar ao investimento realizado em equipamentos nos postos de saúde. “Recentemente, pudemos entregar carrinhos de emergência e desfibriladores nas unidades básicas da Vila Angélica, Vila Doutor Laurindo, Valinhos, Rosa Garcia, Vila Esperança e São Cristóvão, com investimentos que passam dos R$ 360 mil”, argumentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário