Do G1 Itapetininga e Região
Dados divulgados pela delegacia da Polícia Civil de Tatuí apontam que vários casos de estelionato foram registrados na cidade. Nos últimos dois meses, são nove casos denunciados. As principais vítimas estão os idosos.
Segundo o delegado Alexandre Andreucci, responsável pelas investigações na cidade, as pessoas da terceira idade acabam se tornando alvo mais fácil devido às dificuldades que a maioria enfrenta ao realizar operações em caixas automáticos. Os criminosos se aproveitam da ingenuidade dessas pessoas para cometer o crime.
De acordo com a polícia, a principal técnica usada pelos estelionatário é se passar por funcionários do banco e oferecem 'ajuda' às vítimas.
Uma das vítimas dos golpistas foi um aposentado de 77 anos que não terá o nome divulgado. Conforme entrevista concedida à TV TEM, o homem contou que um homem com atitudes suspeitas o abordou no caixa automático se passando por funcionário. “Quando fui sair com o dinheiro, entrou um cara rapidamente e com um monte de papel na mão. Ele falou que era funcionário do banco e pediu para eu voltar. Coloquei novamente o cartão na máquina, só que nisso ele já tinha pegado a carteirinha que estava com a senha. Depois disso não vi mais nada, minha vista ficou turva. Ele fez tudo muito rápido”, diz.
O aposentado só foi perceber que havia sido enganado após retirar um extrato da conta. No papel, constava o valor de uma transferência de R$ 3 mil para uma mulher da cidade de Itapevi (SP). “Depois que voltei em mim, ele saiu com muita pressa, nem o extrato não pegou. Eu então peguei o extrato vi que tinha sido feita a transferência. Fui até a delegacia e dei queixa”, relembra.
O delegado Andreucci orienta as pessoas, principalmente as mais velhas, a terem mais cuidado na hora de utilizar o caixa automático. Segundo ela, é importante que todos fiquem atentos a qualquer tipo de movimentação estranha, antes, durante e depois de entrarem em uma agência. “Em primeiro lugar, nunca aceitar ser abordado por desconhecido em agência 24horas, em autoatendimento. Em segundo lugar, se tiver dificuldade para mexer no sistema, como as pessoas de idade geralmente têm, a recomendação é levar um vizinho, parente ou amigo, uma pessoa de confiança, para que faça esse serviço”, ressalta.
Muita gente sabe do perigo e se previne para evitar golpes. O aposentado João Domingos disse que fica atento às pessoas. “Tem que dar uma reparada nas pessoas que estão ao lado”, afirma.
O aposentado Carlos Bueno de Campos também fica atento para não ser vítima dos criminosos. “Quando preciso de ajuda, só peço auxílio para quem está lá dentro do caixa mesmo. Vejo se realmente são funcionários”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário