Instrução de tiro e manutenção de armas agora serão feitas na própria corporação - A Secretaria Municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes vem investindo na capacitação dos soldados, para garantir um novo salto de qualidade nas ações da corporação, já reconhecida como uma das mais atuantes do país no segmento de amparo ao patrimônio público e no combate à criminalidade.
A diferença é que os próprios guardas civis municipais poderão ministrar o aperfeiçoamento da tropa. O inspetor Fábio Luciano Leme foi aprovado no processo seletivo para instrutor de armamento e tiro, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de agosto, para credenciamento junto à Polícia Federal. O teste aconteceu em São Paulo e teve a participação de agentes de diversas instituições armadas do país. O credenciamento habilita o aprovado para aplicar os exames e emitir laudos atestando ou não a aptidão do indivíduo, para registro, transferência ou porte de armas de fogo, de acordo com o uso permitido pela legislação brasileira, tanto para civis quanto para corporações.
O exame é dividido em etapas: prova escrita de conhecimentos técnicos, prova oral de conhecimentos técnicos, prova prática de montagem e desmontagem de armamentos diversos e prova prática de tiro em alvos tipo humanoide e multicores de fogo central. Segundo o comandante da Guarda, tenente José Carlos Ferraz Fiuza, o município poderá estender o curso de tiro a todos os homens do grupamento que terão a oportunidade de a qualquer tempo submeter-se ao exame periódico obrigatório, exigidos pela lei 10.826/2003, que se refere ao Estatuto do Desarmamento.
“Vale ressaltar ainda a economia, já que cada curso desses tem custo médio de R$ 30 mil. Trata-se de um avanço incontestável”, explica.
“Vale ressaltar ainda a economia, já que cada curso desses tem custo médio de R$ 30 mil. Trata-se de um avanço incontestável”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário