Segundo o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, a aquisição de autoclaves, aparelhos utilizados para esterilizar materiais, contribui sensivelmente para diminuição de possíveis infecções que são uma das principais causas de morbidade e de mortalidade, responsáveis ainda pelo aumento dos custos dos tratamentos médicos. “A utilização de instrumentais adequados para a realização dos curativos, por exemplo, propicia a efetivação da técnica apropriada para atender as necessidades de cada paciente”, reforçou.
A climatização obrigatória, possível graças à aquisição dos equipamentos de ar-condicionado, faz ainda parte da Resolução de Boas Práticas Farmacêuticas, RDC 44/2009, resultante da Consulta Pública de 11 de julho de 2007. Desde 2009, os estabelecimentos são orientados e educados sobre as práticas da climatização em salas especiais. “A coordenadoria de Infraestrutura em Serviços de Saúde, da ANVISA, define que ambientes como farmácias são complexos e necessitam de cuidados com a qualidade do ar interno e mantimento dos remédios que ali estão”, completou Barusso.
Manu lembrou que os equipamentos permitirão novas dinâmicas e a disponibilização de novos serviços nos próprios postos de saúde, seja para desafogar fluxo do Pronto-Socorro Municipal, seja para garantir amparo emergencial e salvar vidas. “Os carrinhos de emergência e os desfibriladores automáticos externos são aparelhos utilizados em paradas cardiorrespiratórias, que possibilitarão às equipes de saúde a oferta de atendimento adequado em casos de urgência, onde segundos podem significar uma vida salva”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário