Com tempo 100% favorável, o Aeroclube de Tatuí foi premiado neste final de semana que passou com a formação de um 'dust devil', levando poeira até uns 400 metros de altura. "Nesse fenômeno, temos a melhor expressão visual do que são as correntes de ar quente que elevam os planadores a centenas de metros de altura e possibilitam percorrer mais 500 km de distância", escreveu César Augustus Mazzoni, instrutor de planadores.
Esses redemoinhos de poeira, também chamados de 'diabos de poeira' (em inglês: dust devil) são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol. Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura. [foto: Paulo Greca/Facebook]
Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário