Palestrantes de renome nacional farão exposições na Fatec
Um importante evento com foco no combate às drogas e com palestrantes de renome nacional. Esta será a tônica do Encontro Regional de Políticas Contra as Drogas que acontece em Tatuí, no próximo sábado, 20, a partir das 9h, no auditório da Fatec, com entrada franca. Trata-se da primeira mobilização do Conselho Municipal Antidrogas, constituído pelo prefeito José Manoel Correa Coelho como ferramenta de articulação de orientação e prevenção à dependência química. Prefeitura de Tatuí, Câmara Municipal e a própria Fatec são as promotoras do evento.
Um dos focos será a apresentação de programas relacionados ao Programa Nacional de Políticas sobre Drogas, que possam ser aplicados na cidade e também na região. Um desses exemplos é o Cartão Recomeço, que faz parte de uma ação do Governo do Estado, que integra as secretarias de Desenvolvimento Social, Justiça e Defesa da Cidadania, além de Saúde. Através desse projeto, o paciente recebe R$ 1.350 por mês para custeio do tratamento à dependência e tem o controle de seu tratamento realizado pelo próprio sistema. A duração do benefício será de até 180 dias.
Caberá ao município selecionar e encaminhar os pacientes às clínicas terapêuticas cadastradas e monitorá-los com uma periodicidade por meio da rede de saúde mental. Inicialmente serão distribuídos 3 mil cartões entre os municípios, que irão custear o atendimento em entidades escolhidas pelo estado.
Também entre as propostas a serem debatidas está o resgate de dependentes químicos para serviços de saúde, que são feitos pelo Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e a disponibilização de 910 leitos em clínicas próprias e contratadas.
As exposições estarão a cargo de duas autoridades no assunto: Mário Sérgio Sobrinho e Ronaldo Laranjeira. “Trata-se de uma oportunidade única, não só para Tatuí, mas também para os municípios da região. Ambos têm ampla experiência e poderão esclarecer dúvidas e explicar a oportunidade de adesão aos programas de prevenção e recuperação disponíveis”, argumentou o presidente do Comad, Paulo Martins.
Já o prefeito Manu creditou o evento como um marco. “O poder público municipal não pode ficar alheio a esse problema que afeta diretamente nossas famílias e nossos jovens. Justamente por isso, instituímos definitivamente o Conselho Antidrogas que tem a missão de articular ações como essa reunião que certamente será muito produtiva”, explicou.
Currículos
Ronaldo Laranjeira, que detalhará o funcionamento do Cartão Recomeço, é médico, formado pela Escola Paulista de Medicina em 1982, com residência em psiquiatria pela mesma instituição. É PhD em psiquiatria, pela Universidade de Londres (Maudsley Hospital), no setor de dependência química. Atualmente é professor titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas, entidade vinculada à CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem grande experiência na área de tratamento da dependência química e coordena uma série de cursos de especialização nessa área, com mais de mil alunos formados em todo do Brasil. Coleciona mais de 180 artigos científicos publicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário