A população de Tatuí vem enfrentando transtornos com pichações em monumentos públicos e particulares na cidade. As marcas do vandalismo são vistas principalmente em praças e prédios do centro da cidade.
Um dos prédios alvo do ato de vandalismo foi o do Conservatório Dramático e Musical 'Dr. Carlos de Campos', instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, as frases e desenhos pichados são vistos em várias paredes. Segundo a auxiliar de produção, Letícia Aparecida Piedade, as pichações poluem o visual de pontos importantes da cidade. “Tatuí recebe muitos visitantes e os desenhos deixam os pontos turísticos feios”, diz.
Na praça Antônio Prado, mais conhecida como Praça da Concha Acústica, onde são realizadas diversas apresentações musicais, a Guarda Municipal (GM) abordou um grupo de adolescentes com material específico para pichação. O local também foi alvo de depredação.
Os guardas chegaram ao grupo depois de receberem uma denúncia anônima no começo do mês de março. Na praça foram detidos cinco adolescentes e dois jovens com tintas. De acordo com o inspetor da GM, Fábio Luciano Leme, o desenho estava com tinta fresca nas paredes.
Ainda segundo Leme, um dos integrantes do grupo divulgava seus desenhos em um perfil eletrônico de uma rede social. Os menores de idade foram ouvidos pelo delegado e liberados com a presença de seus responsáveis. Eles poderão cumprir a pena criminal através de ações sociais.
O inspetor da guarda afirmou que as fiscalizações nos locais com maior índice deste tipo de crime foram intensificadas e que a venda deste tipo de material é proibida para menores, mas a prática ainda é comum. “Além de danificar os patrimônios, os mais prejudicados neste tipo de crime são os moradores já que o dinheiro para que os locais sejam restaurados são dos impostos recolhidos”, explica Leme.
De acordo com a Guarda Municipal, quem for flagrado cometendo pichações em locais não permitidos pode ser condenado de três meses a um ano de prisão e ainda pagar uma multa. Os moradores podem procurar a Polícia Militar ou a Guarda Municipal para efetuar denúncias de vandalismos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário