Grupo do Conservatório de Tatuí faz apresentação com obras de Ernesto Nazareth e Pixinguinha
O Dia do Choro é celebrado nacionalmente em 23 de abril, mas a primeira homenagem do Conservatório de Tatuí será realizada já na próxima quinta-feira, 11, no Teatro Procópio Ferreira. Na data, às 20h30, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí faz apresentação especial em homenagem a dois ícones do gênero: Pixinguinha e Ernesto Nazareth. O concerto tem ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 idosos, estudantes e aposentados), que podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 18h às 19h, e no dia do evento a partir das 18h.
Com coordenação de Paulo Flores, o grupo formado por professores e alunos da instituição apresentam as músicas “Brejeiro”, “Odeon”, “Apanhei-te Cavaquinho” e “Nenê” (de Ernesto Nazareth) e “Rosa”, “Um a Zero”, “Concerto pra Bateria”, “Naquele Tempo”, “Gorgulho”, “Seu Lourenço no Vinho” e “Pagão” (de Pixinguinha).
Todas as músicas do concerto foram especialmente arranjadas por Paulo Flores. O envolvimento dele com o choro teve início por volta de 2004, quando Flores teve o projeto “Benê, o Flautista”, premiado pelo Programa Petrobras Cultural. “Desde então venho me envolvendo nesse gênero musical chamado choro. No concerto homenageamos Ernesto Nazareth e Pixinguinha, o Alfredo da Rocha Viana. Um estaria completando 150 anos de vida e o outro 116 no dia 23 de abril, que também se tornou o dia do choro”, disse ele.
Surgido nos idos do século XIX como uma maneira carioca de tocar as músicas europeias de salão, logo pelas mãos de compositores como Callado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Menezes, Ernesto Nazareth, o choro se firmou com suas características num gênero genuinamente brasileiro, assim como a modinha, o maxixe, o samba e para muitos pesquisadores até o fado. Segundo Flores, uma das características mais marcantes do gênero é a descontração, a alegria e a liberdade. “Os chorões faziam música por puro deleite, como um hobby, fazer uma roda ou jogar uma pelada, bater uma bola, poderia ser sinônimo de lazer. Alegrar festas e com isso também se aproveitar dos comes e bebes também era hábito”, destacou Flores.
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB&Jazz em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas. É um dos onze grupos pedagógico-artísticos da instituição e promove anualmente dezenas de apresentações em Tatuí e outros municípios do Estado de São Paulo.
A apresentação da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí é a primeira das duas apresentações especiais programadas para homenagear o Dia Nacional do Choro. Em 23 de abril, na data considerada o Dia do Choro – data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira -, haverá concerto especial do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, às 20h30, com coordenação de Alexandre Bauab Jr. [foto: Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí]
O Dia do Choro é celebrado nacionalmente em 23 de abril, mas a primeira homenagem do Conservatório de Tatuí será realizada já na próxima quinta-feira, 11, no Teatro Procópio Ferreira. Na data, às 20h30, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí faz apresentação especial em homenagem a dois ícones do gênero: Pixinguinha e Ernesto Nazareth. O concerto tem ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 idosos, estudantes e aposentados), que podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 18h às 19h, e no dia do evento a partir das 18h.
Com coordenação de Paulo Flores, o grupo formado por professores e alunos da instituição apresentam as músicas “Brejeiro”, “Odeon”, “Apanhei-te Cavaquinho” e “Nenê” (de Ernesto Nazareth) e “Rosa”, “Um a Zero”, “Concerto pra Bateria”, “Naquele Tempo”, “Gorgulho”, “Seu Lourenço no Vinho” e “Pagão” (de Pixinguinha).
Todas as músicas do concerto foram especialmente arranjadas por Paulo Flores. O envolvimento dele com o choro teve início por volta de 2004, quando Flores teve o projeto “Benê, o Flautista”, premiado pelo Programa Petrobras Cultural. “Desde então venho me envolvendo nesse gênero musical chamado choro. No concerto homenageamos Ernesto Nazareth e Pixinguinha, o Alfredo da Rocha Viana. Um estaria completando 150 anos de vida e o outro 116 no dia 23 de abril, que também se tornou o dia do choro”, disse ele.
Surgido nos idos do século XIX como uma maneira carioca de tocar as músicas europeias de salão, logo pelas mãos de compositores como Callado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Menezes, Ernesto Nazareth, o choro se firmou com suas características num gênero genuinamente brasileiro, assim como a modinha, o maxixe, o samba e para muitos pesquisadores até o fado. Segundo Flores, uma das características mais marcantes do gênero é a descontração, a alegria e a liberdade. “Os chorões faziam música por puro deleite, como um hobby, fazer uma roda ou jogar uma pelada, bater uma bola, poderia ser sinônimo de lazer. Alegrar festas e com isso também se aproveitar dos comes e bebes também era hábito”, destacou Flores.
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB&Jazz em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas. É um dos onze grupos pedagógico-artísticos da instituição e promove anualmente dezenas de apresentações em Tatuí e outros municípios do Estado de São Paulo.
A apresentação da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí é a primeira das duas apresentações especiais programadas para homenagear o Dia Nacional do Choro. Em 23 de abril, na data considerada o Dia do Choro – data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira -, haverá concerto especial do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, às 20h30, com coordenação de Alexandre Bauab Jr. [foto: Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí]
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