Em Tatuí, uma parceira entre a prefeitura, o Senai e uma indústria é responsável pela capacitação de trabalhadores do setor de metalurgia. Os funcionários participam de curso de soldagem na cidade.
De acordo com o secretário da Indústria e Desenvolvimento Econômico de Tatuí, Ronaldo José da Mota, a qualificação é importante para a cidade, pois 80% da mão de obra em Tatuí é voltada para a soldagem. “Além disso, as empresas que estão chegando ao município também são oriundas do setor e essa mão de obra será necessária. A gente vai ter que capacitar e treinar esses profissionais. Esse curso de solda que a gente está trazendo para Tatuí por meio do Senai, uma parceira entre a empresa e a prefeitura, é importantíssimo para a nossa região”, diz.
Um dos alunos é o metalúrgico Sérgio Geraldini. Ele conta que trabalha há 7 anos como metalúrgico em uma indústria da cidade. Ao participar das aulas, ele quer ter maior oportunidade de crescimento no emprego. “Esse curso é uma forma de profissionalizar, de ficar melhor em termos de emprego, além de fazer as condições de salário aumentar. Eu procuro sempre estudar coisas novas para aprender e melhorar no dia a dia”, diz.
O soldador Cleiton Cristiano de Souza também participa das aulas. Ele comenta que já atua no ramo, mas o curso deve ajudar no desempenho da profissão. “Tem muitas atividades que faço sem conhecimento técnico. Com as aulas, estou tento a oportunidade de conhecer mais a profissão e me aperfeiçoar na área”, comenta.
A duração do curso é de dois meses e o profissional sai com o certificado de soldador. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas. Eles aprendem a soldar desde uma simples peça metálica como também as de alumínio que geralmente são usadas na montagem de uma bicicleta, por exemplo, e até num palco de show. As aulas são oferecidas pelo Senai em espaços individuais. São duas turmas, cada uma com 16 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário