A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é a atração deste sábado, 13, às 11h, no Coreto da Praça da Matriz, em Tatuí. A apresentação acontece a convite do projeto “Música na Praça”, desenvolvido pelo departamento municipal de cultura, da Prefeitura de Tatuí.
Com coordenação de Edson Lopes, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresentará repertório variado, de Felix Mendelssohn a Paulinho Nogueira. No programa, estão obras de Paulinho Nogueira ( Bachianinha nº 1), Gaspar Sanz (Canários), Felix Mendelssohn (Canção sem Palavras, Op. 30, No. 2), Antonio Rovira (Romance de Amor), Catulo da Paixão Cearense (Flor Amorosa), Dilermando Reis (Dr. Sabe Tudo), Ernesto Nazareth (Odeon), Federico Moreno Torroba (Estampa - 1. Bailando un Fandango Charro,Estampa - 2. Remanso e Estampa - 3. Juegos Infantiles) e Luigi Boccherini (Introdução e Fandango). [foto: Divulgação / Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí]
A Camerata de Violões é um dos 11 grupos artístico-pedagógicos do Conservatório de Tatuí. É formado por professores e alunos-bolsitas, sendo eles Edson Lopes (coordenação) e Patrícia Nogueira, Adriano Paes, Ricardo Grion, Dagma Eid, Miguel de O. Mandelli, José Leandro Ferrarezi de Campos, Cristoffer Eduardo Lopes, Carlos Augusto Amat y Leon, Douglas Eleutério Camilo, Jéssica Leroy e Alan Patrique Machado Pires.
A Camerata foi criada por volta de 1998, quando passou a desenvolver pesquisa e divulgação de compositores brasileiros, buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico. Tais projetos culminaram, no ano 2000, com o lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”. A partir do ano de 2001, passou também a receber solistas convidados, desenvolvendo repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo. Nesse sentido, passou a se apresentar com violoncelo, coro, clarinete, e outros instrumentos. A iniciativa foi registrada, em 2006, no CD “Convida”, no qual o violão figura ao lado de variados instrumentos em grandes clássicos da literatura musical com obras de J.S. Bach, G. Rossini, A. Vivaldi, J. Pachebel, C. Saint-Säens, A. Dvoràk, sem deixar de fora os brasileiros H. Villa-Lobos, Guerra Peixe, Villani-Côrtes e Zequinha de Abreu.
Para este ano de 2013, o grupo tem apresentações agendadas em diferentes cidades do Estado de São Paulo – como Cerquilho e Birigui - além de um concerto em Manaus, capital do Amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário