segunda-feira, 1 de abril de 2013

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre temporada, dia 6



A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto de abertura oficial de temporada no sábado, dia 6 de abril, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação terá regência de Dario Sotelo e ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 idosos, estudantes e aposentados), de terça a sexta, das 18h às 19h, e no dia do evento, das 18h às 21h.

O concerto contará com apresentação de obras que valorizam o trabalho em conjunto e o repertório da música sinfônica. O programa traz “Esprit de Corps” (Espírito de Corpo), de Robert Jager; “Council Oak”, de David Gillingham; e “Terceira Sinfonia”, de James Barnes. “A composição de James Barnes é uma obra essencial do repertório de bandas e sopros sinfônicos que, juntamente com as Sinfonias de Alfred Reed; a Sinfonia de Hindemith e a Suíte Francesa de Darius Milhaud – entre tantas outras obras -, forma a base do repertório de sopros. A Terceira Sinfonia é comparada às grandes obras orquestrais de Brahms e Mahler”, destacou o maestro Dario Sotelo.

Além das obras cuidadosamente escolhidas, o concerto de abertura de temporada será marcado pela participação de alunos-bolsistas, recém-aprovados nos testes de bolsa performance e que participarão do grupo até o final deste ano. A participação, que recebe incentivo remunerado, é uma forma de dar aos estudante a possibilidade de acompanhar professores num dos mais tradicionais grupos do Conservatório de Tatuí, a Banda Sinfônica. “Será o primeiro concerto com a participação dos alunos-bolsistas e, como forma de recepcionar esses novos alunos, organizamos um concerto substancial e sem a participação de solistas. Pretendemos expor os estudantes à experiência de visitar algumas das principais obras do repertório de sopros”, enfatizou Sotelo.


A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi fundada em 1992 e conta com 12 CDs e um DVD gravados. O grupo atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Seu repertório conta com mais de 120 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas, há 98 estreias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário