quarta-feira, 10 de abril de 2013

Após 100 dias, veja como andam as propostas do prefeito de Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

O atual prefeito de Tatuí, José Manoel Correa Coelho, o Manu (PMDB), completa 100 dias de administração municipal hoje, quarta-feira 10. Eleito em outubro de 2012, o político assumiu o cargo de chefe do executivo em 1º de janeiro de 2013.

Em entrevista ao G1 Itapetininga e Região, Manu fez um balanço sobre o início do governo. Ele respondeu questões feitas de acordo com as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral. Os destaques são para a saúde, educação e emprego, industria e planejamento.

Saúde
Durante a campanha eleitoral, o prefeito anunciou que entre as propostas estariam melhorias na área da saúde na cidade. Entre elas, anunciou a criação de uma UPA, além de reativar a UBS do bairro Santa Rita e transformar a UBS do bairro do Tanquinho em uma unidade de 24h. Também afirmou que pretendia criar uma UTI neonatal, centro de hemodiálise e um posto avançado de oncologia. Nesta quarta-feira, o prefeito afirmou que a prioridade nos primeiros 100 dias de governo foi restabelecer o serviço público, já que o município foi entregue à atual administração com uma dívida de aproximadamente R$ 38 milhões. “Encontramos obras paralisadas em vários setores, além disso, a prefeitura estava também com restrições de crédito junto ao Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados (Cadin) e ao Cadastro Único de Convênios (Cauc), devido a irregularidades nas prestações de contas de convênios anteriores”, diz.

Segundo a prefeitura, na área da saúde as ações realizadas são a reforma do Pronto-Socorro, que está sendo feita, além da retomada de obras de ampliação em cinco postos de saúde, incluindo a zona rural. “Já nesses primeiros três meses pudemos também iniciar a articulação para a implantação dos três principais pontos do nosso plano de governo voltado à saúde, a UTI neonatal, o Centro de Hemodiálise e um Posto Avançado de Oncologia que já estão em fase de projetos e serão anunciados e efetivados ao longo de nosso mandato”, comenta.

O prefeito destaca ainda o aumento do número de profissionais da área, com duas novas equipes para o Programa Saúde da Família, dois novos pediatras para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, além do aumento do número de médicos no próprio PS, que hoje tem quatro plantonistas fixos todos os dias.

Já sobre as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a prefeitura alega que ainda não foram iniciadas devido à abertura de um Inquérito Civil, formulado pelo Ministério Público, que questiona o local de implantação da unidade. “A área escolhida pela administração passada seria imprópria ferindo o impacto de vizinhança e a lei de zoneamento”, alega.

Indústrias
Ainda durante a campanha, Manu afirmou que iria facilitar a abertura de empresas, de novos empreendimentos. Também estava na proposta de governo buscar ampliações para a Fatec e Etec, além de fazer parceria para implantar o Senai. Segundo ele, o Senai já é uma realidade no município. Além de dois cursos móveis, de solda e pintura automotiva, realizado em parceira com Sindicato dos Metalúrgicos e uma empresa, o Serviço Nacional da Indústria irá anunciar formalmente na noite desta quarta-feira 10, a instalação da Escola do Senai.

A estrutura será montada no prédio que já abrigou a escola do Sesi e a própria Secretaria Municipal de Educação. “O prédio conta com 10 amplas salas e com espaço externo suficiente para receber as máquinas e equipamentos que serão usados nas aulas práticas. As obras de adequação devem ser concluídas ainda no primeiro semestre deste ano e os cursos a princípio serão voltados às áreas de mecânica, eletrônica e metalúrgica”, diz.

O prefeito também se reuniu com responsáveis pela direção do Centro Paula Souza, para tratar de melhorias estruturais com a ETEC Salles Gomes e novos investimentos na Fatec de Tatuí, que passam pela implantação de cursos voltados à manutenção de aeronaves. “O prefeito também se articulando para iniciar ainda neste primeiro semestre de 2013, o processo de instalação de duas importantes indústrias. Uma delas deve investir R$ 500 milhões e gerar mil empregos diretor logo no primeiro estágio”, diz.

Educação
Em entrevista ao Tem Notícias, em 6 de setembro, Manu falou sobre o excesso de alunos nas salas de aula. Afirmou que iria colocar mais professores, além de melhorar o material didático. Nesta quarta-feira, a prefeitura informou que em 100 dias conseguiu avançar na área de creches. “Concluímos duas unidades, que estavam paralisadas, na Vila Dr. Laurindo e no Jardim Planalto, garantindo 240 novas vagas, 48% do déficit total do município”, diz.

O prefeito também ressalta que foram distribuídos materiais escolar a 13.500 alunos, mas o próximo passo é a garantia do material didático apostilado e a distribuição de uniformes gratuitos. “Também estamos aumentando o número de professores. Através de autorização a Câmara Municipal, abrimos processo de contratação, através de concurso público, de 145 novos educadores, titulares e substitutos, para educação básica e infantil, para as disciplinas gerais e específicas como língua portuguesa, história, geografia, matemática, educação artística, inglês, além de professores habilitados em educação especial. Através de parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE ) vem finalizando um projeto para contratação de estagiários do setor de pedagogia, para colocar dois professores em sala de aula, nas séries iniciais.

Agricultura
No plano de governo do prefeito constava o plano diretor rural. Questionado sobre os avanços nesta área, o prefeito respondeu que o plano diretor rural é uma das metas previstas, mas passa por um estágio inicial, já em curso, que é a aplicação de um senso rural. “Técnicos do setor, liderados pelo secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Alexandre Batiston Faciolo, que é especialista neste segmento, vêm formatando as bases e diretrizes dessa aplicação – que passa pelo conceito de empreendedorismo rural, através da capacitação do pequeno produtor em microempresário da terra”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário