A ação da Orquestra Lyra de Tatuí tem o apoio do Tribunal de Justiça pelo seu envolvimento com responsabilidade social, cidadania e inclusão social com práticas sociais inovadoras – objetivos análogos aos do CASC – e a participação de um integrante da magistratura. Apoiada pelo juiz Marcelo Nalesso Salmaso, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Tatuí, que ministra aulas de trombone, a Orquestra de Metais Lyra Tatuí é composta por crianças que começam, quase sempre, sem qualquer conhecimento técnico de música, e são musicalmente alfabetizadas pelo maestro Adalto e pela maestrina Silvia – os grandes idealizadores e mantenedores do projeto.
As atividades não se restringem aos conhecimentos musicais: são transmitidos também valores, como empenho nos estudos – do instrumento e na escola –, disciplina, respeito individual e ao grupo, obediência aos mais velhos e às regras, dentre outros, tudo a interferir positivamente na formação da personalidade, dando aos jovens o desafio e o reconhecimento de que tanto necessitam.
Com ensaios diários, de segunda a sexta, das 18 às 21 horas, e, aos sábados, no período da manhã, das 9 às 12 horas, não há requisitos ou exigências - muito menos teste de aptidão ou de qualquer outro conhecimento - para o ingresso na Orquestra Lyra. Todas as crianças que solicitam são aceitas. Ainda que o jovem não se torne um músico profissional, levará tais valores, em sua personalidade, para qualquer área profissional a que se dedique, pelo resto de sua vida.
A Orquestra Lyra não tem vínculo político, com órgãos públicos ou mesmo com o Conservatório e não recebe qualquer ajuda por parte do município. Os recursos advêm de contribuições esporádicas de admiradores e, principalmente, do bolso dos idealizados. Ainda que o jovem não se torne um músico profissional, levará tais valores, em sua personalidade, para qualquer área profissional a que se dedique, pelo resto de sua vida.
Serviço:
O que: Concerto da Orquestra de Metais Lyra Tatuí
Quando: Próximo dia 17 (domingo), às 11 horas
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Santa Cecília, São Paulo)
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (foto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário